A fraqueza de Flávio Dino (PSB) como líder político foi totalmente exposta na reunião da noite de segunda-feira (29), quando ele deveria ter decidido o nome do seu grupo político para disputar o Governo do Maranhão em 2022.

Depois de anunciar a sua predileção pelo nome do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), algo que todos já sabiam, Dino recuou e concedeu dois meses para uma tal unidade do seu grupo político, que todos sabem que não existirá. A decisão desagradou a todos (reveja aqui).

Só que o recuou de Flávio Dino não parou por aí. Dino voltou as redes sociais, para recuar ainda mais, afirmando que o processo de definição está em andamento. Ou seja, deu a entender que nem o nome de Carlos Brandão, que o governador defendeu na reunião, está decidido para o ano que vem.

“O processo de definição para eleição de 2022 está em andamento, com uma visão democrática de ouvir os partidos, para decisão final em janeiro, em nova reunião a ser marcada”, escreveu Dino, na sua última manifestação sobre a reunião.

Desdobramentos – Por conta do recuo, até inexplicável, de Flávio Dino, os desdobramentos foram naturais e os outros três pré-candidatos demonstram que irão seguir em pré-campanha para a eleição de 2022.

O primeiro a manifestar isso publicamente foi o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo (Solidariedade), que reafirmou que seguirá como pré-candidato, após o recuou de Dino.

“Registro a democrática reunião com o governador Flávio Dino e colegas presidentes de partidos e pré candidatos a governador. Vamos manter nossa pré candidatura a GOVERNADOR e levar aos nossos apoiadores e a executiva nacional do Solidariedade para deliberar sobre 2022″, afirmou Simplício Araújo.

Logo depois foi a vez de Weverton Rocha (PDT) também reiterar sua pré-candidatura em 2022.

“Após a reunião com o governador, presidentes de partidos, aliados e líderes estaduais, decidimos manter o diálogo aberto em busca da unidade. Teremos um novo encontro no final de janeiro e seguimos firmes com nossa pré-candidatura ao governo do estado”, destacou o senador.

Por último, foi a vez do secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), também reafirmar sua pré-candidatura.

“Democrática reunião liderada pelo gov Flávio Dino. Seguiremos em busca da união e consenso. De minha parte continuarei dialogando com nossos aliados, com os partidos, com nossa militância e com nossa base. Nossa caminhada continua e será reavaliada em encontro da executiva do PT”, disse Camarão.

E assim Flávio Dino, mesmo deixando clara sua predileção por Brandão, graças a sua fraqueza e inabilidade política, deixou “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.