São Luís foi a capital brasileira escolhida pelo Ministério da Saúde (MS) para o Dia D da Campanha de Multivacinação que ocorre neste sábado (16), das 8h ao meio-dia, que será realizada em todas as cidades do país. Para a ação, a Prefeitura de São Luís vai disponibilizar mais de 70 pontos de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão atualizar a carteira com os 18 tipos de vacinas ofertadas na campanha. Em São Luís, o Dia D terá as presenças do prefeito Eduardo Braide e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que estarão na abertura do evento, às 9h, no Parque do Bom Menino (Centro).

O Dia D da Campanha de Multivacinação é um reforço da política de saúde preventiva implementada pela gestão do prefeito Eduardo Braide. “O Dia D de Multivacinação será uma oportunidade para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos que, por algum motivo, não tomaram a sua vacina no momento correto. Serão 18 tipos de vacinas disponíveis nos nossos postos de vacinação. Além das nossas unidades de saúde, que estarão de portas abertas, teremos o posto montado no Parque do Bom Menino para reforçar o atendimento”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito Eduardo Braide também fez um apelo aos pais para que não deixem de vacinar seus filhos. “Você que é pai, mãe, avô, avó, tio, tia, leve seu filho, neto, sobrinho para se vacinar. Este é um momento muito importante para proteger nossas crianças contra o sarampo, rubéola, HPV e outras doenças. Desde ano passado, estamos focados no combate à pandemia e isso levou algumas pessoas a não observarem outros cuidados com a saúde, mas é fundamental garantir a imunização também contra outras doenças, por isso, esse Dia D acontece em um sábado para todos tenham tempo para levar seus filhos para atualizar a carteira de vacinação”, afirmou.

Dia D da Multivacinação – No Dia D da Campanha de Multivacinação, os postos funcionarão de 8h ao meio-dia. Para vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. Também é preciso que um acompanhante ou responsável legal esteja com a criança ou adolescente no momento da aplicação.

Pela campanha, a Prefeitura vai disponibilizar as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Polio, Polio oral, Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, DTP, entre outras.

Pessoas que estão na faixa etária da Campanha Multivacinação podem se imunizar normalmente, ainda que tenham tomado recentemente a vacina contra a Covid-19, conforme especifica a Nota Técnica Nº 1203/2021 do Ministério da Saúde.

Seguindo a determinação dos órgãos sanitários, no ato da vacinação, as equipes adotarão todas as medidas de proteção, recomendando-se que as crianças e adolescentes, além dos responsáveis, compareçam aos locais utilizando máscaras como medida de proteção contra a Covid-19.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, ressaltou que é fundamental que a população atenda ao chamamento do poder público. “A atualização da carteira vacinal é de grande importância para a proteção imunológica das crianças. As famílias devem procurar os postos e imunizar nossos jovens. Estamos não somente no sábado como em outros dias com nossos locais à disposição”, informou.