Na próxima semana, pela primeira vez, o Brasil irá receber doses da vacina Janssen, da Johnson e Johnson. A expectativa para a vacina dos Estados Unidos é enorme, principalmente pelo fato de que com um única dose a pessoa já está imunizada.

No entanto, a vacina está próxima de vencer, 27 de junho, e por esse motivo existe uma recomendação do Ministério da Saúde para que seja distribuída para as capitais.

Durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (11), Estado e municípios aprovaram a distribuição da vacina Janssen na proporção de 30% para a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e 70% para os municípios de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Coroatá, Açailândia, Santa Inês e Presidente Dutra.

A vacina Janssen, segundo o Ministério da Saúde, tem como público prioritário pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores de educação do ensino básico. Se os municípios que receberem o imunizante já tiverem concluído a vacinação deste público, poderão prosseguir com a imunização da população geral, por faixa etária, em ordem decrescente a partir de 59 anos.