Na semana passada, o senador maranhense Roberto Rocha, aliado do presidente da República, Jair Bolsonaro, surpreendeu muita gente ao protocolar um pedido para a criação da CPI do Orçamento Secreto no Senado Federal.

A proposta do senador aconteceu logo após uma denúncia que existiria um orçamento paralelo que repassaria verbas a deputados e senadores longe da lupa fiscalizadora dos órgãos de controle. Pelo menos 101 ofícios de parlamentares enviados ao Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos ligados à pasta reivindicando verba.

Só que a estratégia de Roberto Rocha era mostrar que a responsabilidade não seria do Executivo e sim do Legislativo, e, pelo visto, tem conseguido.

Nesta terça-feira (18), ao site O Antagonista, Roberto Rocha provou os oposicionistas ao Governo Jair Bolsonaro.

“Por que a oposição não assina?”, questionou o senador maranhense.

Roberto Rocha reafirmou que o intuito da CPI seria “investigar as denúncias e situar as coisas no seu devido lugar, prestando contas à sociedade”. O senador afirmou que confia no “espírito púbico” do presidente da República.

Para a CPI do Orçamento Secreto ser instalada seriam necessárias 27 assinaturas, mas somente nove senadores assinaram o pedido protocolado pelo senador maranhense.

1. Roberto Rocha (PSDB)
2. Alessandro Vieira (Cidadania)
3. Alvaro Dias (Podemos)
4. Styvenson Valentim (Podemos)
5. Eduardo Girão (Podemos)
6. Jorge Kajuru (Podemos)
7. Leila Barros (PSB)
8. Randolfe Rodrigues (Rede)
9. José Reguffe (Podemos)