Desde que o Governo do Maranhão anunciou, na última terça-feira (11), que as finais do Campeonato Maranhense de 2021, entre Moto e Sampaio, teria a presença de público no Estádio do Castelão (reveja), muitas polêmicas em cima do assunto têm sido criadas.

No entanto, tem chamado atenção o silêncio adotado pela Prefeitura de São Luís e, principalmente, pelo Ministério Público do Maranhão.

Um não posicionamento da Prefeitura de São Luís pode até ser compreensível, já que a gestão municipal tem seguido as decisões e decretos do Governo do Maranhão.

Já a postura do Ministério Público é que tem sido realmente estranha, uma vez que o MP, ao longo da pandemia, evitou outras aglomerações, mesmo em situações mais importantes que uma partida final do Campeonato Maranhense.

O Ministério Público, através da Justiça, conseguiu impedir, por conta da Covid-19, a realização de concursos públicos em alguns interiores do Maranhão.

Ou seja, mesmo com desemprego em alta no Brasil e também no Maranhão, o MP conseguiu impedir que concursos públicos fossem realizados, mas tem ficado em silêncio diante da presença de público nas finais do Campeonato Maranhense de 2021, num evento teste, que, nesse momento, parece desnecessário.

Vale destacar também que nem mesmo o governador Flávio Dino, em momento algum, se pronunciou sobre esse evento teste, que será pioneiro no Brasil.

Nesse episódio, só é importante lembrar um velho adágio popular: “quem cala, consente”.