É claro que foi apenas uma decisão monocrática e, mesmo assim, sem apreciar o mérito da questão, ou seja, não afirmou que o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), é inocente, apenas que foi teoricamente julgado no local errado. De qualquer forma, a manutenção da elegibilidade de Lula deve mudar o cenário político no Maranhão para as eleições de 2022.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), nunca escondeu o desejo de disputar a Presidência da República, mas como não ultrapassou 1% nas pesquisas divulgadas, o comunista já havia recuado e deveria disputar a única vaga para o Senado Federal em 2022, já que não via ninguém no seu campo político capaz de derrotar o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, para pelo menos pensar em barganhar o cargo de candidato a vice-presidente.

No entanto, com um eventual retorno de Lula para as eleições, é óbvio que será ele o principal nome a enfrentar Bolsonaro. Desta forma, Flávio Dino já repensa novamente o caminho a seguir, já que aposta na vitória do petista. Nesse cenário, sem ter Bolsonaro na Presidência da República, sua passagem pelo Senado poderia ser apagada, diferente se fizesse o papel oposicionista contra um segundo Governo Bolsonaro, que poderia lhe colocar como um dos principais nomes para disputar o comando do Brasil em 2026.

Com isso, Flávio Dino já cogita barganhar uma vaga na chapa encabeçada pelo petista. O comunista entende que teria maior destaque no cenário político sendo vice-presidente da República, numa vitória de Lula, do que ser um senador da base governista.

A eventual mudança de Flávio Dino volta a abrir uma lacuna, no seu grupo político, para a única vaga no Sendo. O nome mais forte inegavelmente é do atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), que não esconde de ninguém esse desejo, mas que, de maneira respeitosa, deixou claro que abriria mão dessa disputa se Flávio Dino decidisse disputar a vaga de senador.

Sendo assim, mais do que nunca, é preciso aguardar e conferir, afinal a confirmação da elegibilidade de Lula deverá mudar bastante o cenário político para 2022 no Maranhão.