O secretário de Saúde, Carlos Lula, anunciou nesta segunda-feira (25), durante entrevista coletiva, que o Maranhão vai endurecer o combate contra a Covid-19, no sentido de evitar a continuidade do aumento da doença.

Entre as medidas, Carlos Lula afirmou que a partir de terça-feira (26) estará suspenso o decreto que autoriza eventos de pequeno porte, com até 150 pessoas. A suspensão do decreto será pelo período de 14 dias.

“Vamos avaliar na semana que vem as medidas desta semana e definir se podemos retornar a liberação destas atividades. Estamos em processo de vacina e não podemos descuidar neste momento”, afirmou o secretário, que atribuiu a medida, que será reavaliada em 15 dias, pelo aumento de internações nas unidades de saúde em virtude da Covid-19.

Além da suspensão dos eventos de pequeno porte, foi anunciada também a suspensão de parte das cirurgias eletivas, por 14 dias, nos hospitais da rede estadual em São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Imperatriz e Balsas, cidades onde foram registradas taxas críticas de internação por Covid-19.

Em São Luís, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Parque Vitória e Vinhais, passam a ser exclusiva para atender pacientes com a Covid-19.

O secretário de Saúde do Maranhão atribuiu o aumento do número de casos em virtude das festas de fim de ano. Carlos Lula fez até uma comparativo entre o período das festas de fim de ano e a campanha eleitoral.

“Falam muito de eleição, mas o número de pessoas que se envolve é infinitamente menor do que nas festas de fim de ano, quando muito mais famílias se reúnem e têm contatos. Isso não é só no Maranhão e no Brasil, mas no mundo todo os casos aumentaram após as festas de fim de ano”, destacou.

No boletim de domingo (24), divulgado pela Secretaria de Saúde do Maranhão, a taxa de ocupação de leitos clínicos da rede pública estadual exclusivos para a Covid-19, já estava acima de 90% em Imperatriz e acima de 81% na capital maranhense.