Definitivamente o deputado federal e que foi candidato a Prefeitura de São Luís pelo PCdoB, Rubens Júnior, sairá desta disputa eleitoral de 2020 infinitamente menor do que entrou.

E essa diminuição não é apenas por não ter conseguido ultrapassar 10% da preferência do eleitorado de São Luís, mesmo com toda a estrutura que teve, mas principalmente pela sua postura vergonhosa de subserviência.

Nesta terça-feira (17), Rubens Júnior, de maneira bem cínica e como se nada tivesse acontecido, foi a público declarar apoio no 2º Turno ao candidato Duarte Júnior (Republicanos).

Durante a campanha, após uma Fake News dita por Rubens Júnior sobre Duarte ser um dos candidatos do presidente da República, Jair Bolsonaro, Duarte rebateu a inverdade, mas acabou passando do tom, afinal chamou Rubens de bandido e atacou o seu paI, Rubens Pereira, o Rubão, que estava lutando contra a Covid-19, em uma UTI.

“Se o cidadão é bandido para mentir, para iludir para as pessoas (sic), um bandido desse, filho de um ficha suja, de um condenado, pode ter certeza que não vai chegar na Prefeitura, meu irmão, porque eu não vou deixar”, afirmou. Veja o vídeo abaixo.

Rubens reagiu e à época classificou a atitude como covarde e inaceitável. “Isso é covarde. É inaceitável a baixaria de agredir familiares. Ainda mais numa situação como se encontra a minha família. Para ser prefeito, é preciso ter maturidade, responsabilidade e respeito. Crítica política é normal. Ataque à família é inaceitável, é indigno”, disse Rubens Júnior, no dia 30 de outubro (reveja aqui).

 

No entanto, agora, Rubens decidiu passar uma borracha no episódio e afirmar que decidiu apoiar Duarte, que, depois de mais de 16 dias e precisando de apoio no 2º Turno, pediu desculpas.

A justificativa de ter lado, dada por Rubens Júnior, também é mentirosa, afinal em 2016, na eleição de São Luís, ele decidiu bem diferente de Flávio Dino. O governador apoiou a reeleição de Edivaldo Júnior, já Rubens declarou apoio a Eduardo Braide.

Pelo visto o interesse político de Rubens Júnior ultrapassa o limite do tolerável e o respeito a algo sagrado, que é a família.

Diante desse posicionamento vexatório, não tem como não afirmar que Rubens Júnior sai infinitamente menor do que entrou, perdendo o respeito e admiração de muitos, mas não só como político, mas também como pessoa.

Além de Rubens Júnior, o vereador Honorato Fernandes (PT), que ficará sem mandato a partir de janeiro por ter embarcado na nau comunista, sendo candidato a vice-prefeito, também decidiu seguir com Duarte.

O posicionamento de Honorato é até compreensível, afinal precisa agradar Flávio Dino para se viabilizar em 2021, mas a de Rubens é simplesmente o que se chama de vergonha alheia.