Depois de engavetarem os números da pesquisa Data M, agora o novo questionamento é saber sobre os números do levantamento IBOPE. As duas pesquisas, como o Blog destacou, foram registradas na semana passada, mas estranhamente não foram divulgadas.

O curioso é que os dois levantamentos estariam ligados ao deputado federal e presidente do PL no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, que ainda é esposo da pré-candidata do PL, a deputada estadual Detinha.

A pesquisa Data M era para ter sido divulgada desde o dia 04 de agosto, enquanto que o levantamento do IBOPE tinha sua divulgação prevista para o dia 05 de agosto, mas até o momento não se tem informação de nenhuma publicação.

A pesquisa IBOPE, que custou cerca de R$ 60 mil, ouviu mil eleitores e chamou a atenção pelo fato de que a pré-candidata Detinha, que nunca se posicionou bem nos levantamentos já divulgados, tem seu nome incluído em cenários de 2º Turno, contra Braide, contra Duarte Júnior  e depois contra Neto Evangelista (reveja).

Vale só ressaltar que os dois institutos Data M e IBOPE não são os responsáveis pela divulgação. Eles fazem a pesquisa e repassam para quem contratou, que por sua vez deveria divulgar, afinal se não tivesse a intenção de divulgar, não teria registrado os levantamentos. No caso do IBOPE, o contratante foi Jakarta Publicidade.

É aguardar e conferir, mas de qualquer maneira, quando forem e se forem divulgar, já irá pairar grandes dúvidas sobre os números que serão apresentados, principalmente por estarem fora das datas previstas.