O Maranhão está entre os estados com maior crescimento de feminicídio, durante os meses de março e abril, comparativamente ao ano passado, pelo menos é o que aponta a segunda atualização de um relatório produzido a pedido do Banco Mundial, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Intitulado Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19, o documento foi divulgado nesta segunda-feira (01) e tem como referência dados coletados nos órgãos de segurança dos estados brasileiros. Nos meses de março e abril, o número de feminicídios subiu de 117 para 143.

De acordo com o levantamento, o estado em que se observa o agravamento mais crítico é o Acre, onde o aumento foi de 300%. Já o Maranhão, com uma variação de 06 para 16 casos de feminicídio, ocupa a vergonhosa segunda colocação nesse ranking, com um aumento de 166,7%, seguido de perto pelo Mato Grosso com 150%.

Durante a pandemia, nesses dois meses, os números de casos só caíram em três estados brasileiros, são eles: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mais um efeito negativo da quarentena e do isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus.