Mesmo diante de números nada animadores, bem ao contrário disso, o governador do Maranhão, Flávio Dino, resolveu fazer a “experiência” de iniciar a flexibilização do isolamento a partir desta segunda-feira (25).

Logo pelas primeiras imagens desta segunda-feira, o que notamos foi uma Rua Grande já totalmente lotada e aglomerações em muitos bairros de São Luís, como: Cohab e João Paulo.

No entanto, o governador Flávio Dino, nas redes sociais, demonstrou que vai querer, mais uma vez, apostar na consciência da população. Dino quer, inicialmente, que a população denuncie quem não estiver cumprindo os decretos em vigência e disponibilizou números de WhatsApp para as denúncias.

Depois de receber muitas críticas pela ausência completa de fiscalização, o governador assegura que a fiscalização está acontecendo, mas diz que o sucesso da tal “experiência” só dará certo com a conscientização da população.

A esperança é que desta vez, ao contrário dos decretos iniciais, o governo aposte mais na fiscalização, do que na conscientização das pessoas, bem como faz no período em que determina as inúmeras blitze para fiscalizar o pagamento do IPVA.

Só espero que se a tal “experiência” fracassar, o governador não tenha a audácia de responsabilizar a população pela sua decisão, visivelmente precipitada, afinal está indo na contramão da maioria dos estados e, nunca é demais lembrar, que o Maranhão foi justamente um dos últimos estados onde a doença chegou.

É aguardar e conferir.