Na manhã deste sábado (11), como havia prometido, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), baixou um novo decreto e manteve as restrições ao comércio, pelo menos na Ilha de São Luís, até o dia 20 de abril.

No entanto, no interior do Maranhão, com exceção dos municípios da Ilha, caberá aos prefeitos avaliar a situação e e editar decretos municipais suspendendo os efeitos de quaisquer restrições a atividades econômicas, desde que asseguradas medidas como rodízio de funcionários, manutenção de distância mínima entre funcionários e clientes, utilização de material de proteção, higienização e dispensa de trabalhadores de grupos de risco.

A justificativa dada pelo comunista é que os casos da Covid-19 no Maranhão, estão bastante concentrados na Ilha de São Luís, ou seja, na capital maranhense, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Além disso, todas as mortes já ocorridas foram justamente na Região Metropolitana.

O novo decreto promete uma fiscalização intensa e admite até a possibilidade do bloqueio total das atividades, o que é chamado de lodkdown.

Já bancos e lotéricas, pelo decreto deste sábado, terão 72 horas para implantar medidas a fim de evitar aglomerações, tanto dentro como na porta das agências. Também será necessário o uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários, podendo ser máscaras laváveis ou descartáveis.

É aguardar e conferir.