Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (30), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), voltou a falar sobre os casos do novo coronavírus no estado.

O comunista assegurou que já é possível detectar transmissões comunitárias no Maranhão, onde não se consegue saber a origem da contaminação, e acredita que já passamos de 200 casos em todo o estado.

“Tivemos uma mudança de fase com relação ao coronavírus no Maranhão, já observamos casos de transmissões comunitárias, por isso nós estamos falando que, muito provavelmente, tenhamos mais de 200 portanto o vírus em várias cidades do Maranhão, mesmo que elas não saibam”, afirmou.

Flávio Dino voltou a reafirmar seu posicionamento pelo isolamento total, descartando o isolamento vertical, que tem sido defendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O comunista assegurou que não terá a liberação geral no comércio, que nesta semana está mantido o decreto, mas que semana que vem poderá ser reavaliado.

“Esta semana continuam as mesmas orientações. Vamos avaliar ao longo da semana e caso haja um comportamento estável da curva de novos casos, vamos reavaliar esta temática do comércio e vamos avaliar para a próxima semana algumas medidas de flexibilização. Mas é importante destacar que não haverá ‘liberou geral’ no Maranhão. É incabível. Seria colocar em perigo a saúde do povo do Maranhão”, destacou o governador.

Flávio Dino reiterou que o que está valendo é o decreto estadual e não decretos municipais que estão sendo baixado e indo de encontro ao decreto estadual. O comunista assegurou que está contando com o apoio da FAMEM para evitar esses conflitos.