Após a tentativa frustada de plantação de um eventual sondagem do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffman, ao governador Flávio Dino, para deixar o PCdoB e se filiar ao PT para disputar as eleições de 2022, o clima “azedou” entre as duas legendas.

Uma cabeças pensantes dentro do PT, mestre em filosofia política e doutor em ciência política, Emir Sader, utilizou as redes sociais, para dizer que o PCdoB está querendo repetir a estratégia que fez com Manuela d’Ávila, com o governador do Maranhão, Flávio Dino. Ou seja, lança uma pré-candidatura para abocanhar uma vaga de vice na chapa.

Só que Emir Sader foi mais além, disse que a situação é outra é que o PCdoB pode “perder tudo”. Ou seja, sem mesmo a vaga de vice.

A postagem de Sader não ficou sem resposta e coube, mais uma vez, ao deputado federal e ex-ministro do Esporte no Governo do PT, Orlando Silva, rebater a tentativa de petistas de reduzir o PCdoB. Orlando Silva já havia se posicionado quando Lula diminuiu o PCdoB.

Desta vez, Orlando Silva disse que foi “bom conhecer de fonte primária a visão que os quadros do PT tem do PCdoB”. Orlando disse ainda que, no futuro, terá gente com a “cara de pau” de propor aliança.

É, definitivamente o clima azedou entre PT e PCdoB, tudo depois da plantação frustada. Como o Blog disse anteriormente, a estratégia foi um “tiro no pé”.