Apesar da pressão que recebeu de boa parte dos secretários de Segurança do Brasil, querendo dividir a pasta do ministro Sérgio Moro e voltar com o Ministério da Segurança, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assegurou que, no momento, essa hipótese está descartada.

No entanto, a tendência é que a pressão continue pela volta do Ministério da Segurança, só que a pressão deve vir do Congresso Nacional.

O líder do PTB na Câmara Federal, o deputado maranhense Pedro Lucas, confirmou ao site O Antagonista que defenderá a volta do Ministério da Segurança. O parlamentar considerou “mais do que necessário” a recriação do ministério.

“A união deve ajudar os estados a combater a criminalidade do dia a dia, além das fronteiras. O problema da segurança é social. Precisamos levar a União também à raiz do problema, precisamos de um Ministério de Politicas Sociais e Segurança.”

Pedro Lucas também deixou claro que seu posicionamento independe de nomes, mas sim de uma convicção sobre a política pública de Segurança.

“A política de segurança e social é maior do que nomes. Precisamos de ações concretas todos os dias do ano.”

É aguardar e conferir.