O deputado federal Zé Carlos (PT) foi, nesta segunda-feira (02), o entrevistado do Bom Dia Mirante, pelo jornalista Roberto Fernandes. O petista, entre outros assuntos, abordou as eleições em São Luís no ano que vem.

Zé Carlos deixou claro que a intenção do PT, em todo o Brasil e principalmente nas capitais, é ter candidatura própria em 2020. O único deputado federal do PT no Maranhão ainda deixou claro que até pré-candidato o partido já tem na capital maranhense.

“A orientação do nosso partido é termos candidaturas próprias nas principais cidades e em especial nas capitais. Nosso ‘Plano A’ para São Luís é termos candidatura própria, inclusive o deputado estadual Zé Inácio já é pré-candidato”, afirmou.

Apesar de não ter descartado a possibilidade de não ter candidatura própria e apoiar uma candidatura do grupo político do governador Flávio Dino, Zé Carlos reiterou que o ‘Plano A’ é candidatura própria, só se não vingar essa tese é que o PT pensaria em realizar alianças.

Duarte – No entanto, alguns petistas entendem que o melhor caminho seria uma aliança em 2020, já que o PT não teria um nome forte para a disputa em São Luís.

Só que o PT pode até ter um nome extremamente competitivo, que seria do deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB). Apesar de ser o melhor nome nas pesquisas dentro no grupo político do governador Flávio Dino, Duarte dificilmente será o candidato do PCdoB e por esse motivo deverá trocar de legenda.

Duarte e Zé Carlos são amigos pessoais e extremamente próximos também na política. A eventual ida de Duarte para o PT seria bom para ambas as partes, já que Duarte teria uma legenda forte e disputaria a Prefeitura de São Luís. Já o PT, deixaria de ser coadjuvante e passaria a ter um papel principal nas próximas eleições, pois além de uma candidatura própria, teria uma candidatura competitiva.

É aguardar e conferir.