O deputado federal André Fufuca (Progressista) tem apenas 29 anos e já acumula marcas na política que fazem inveja a qualquer veterano. Nas eleições deste ano, quando ele se reelegeu com mais de 100 mil votos, não foi diferente.

Eleito deputado estadual mais jovem do país em 2010 e o parlamentar mais jovem da história do país a presidir uma sessão da Câmara Federal, em 2018 Fufuca se tornou o político maranhense mais jovem a ultrapassar a barreira dos 100 mil votos e o primeiro maranhense na história a se eleger 3 vezes deputado, antes dos 30 anos.

Membro da base de apoio que reconduziu o governador Flávio Dino ao Palácio dos Leões e que elegeu os dois novos senadores do Maranhão, André Fufuca se consolida cada vez mais como um dos protagonistas da política local.

Presidente estadual do Progressistas, partido que terminou as eleições de 2018 à frente de gigantes como PSDB e MDB, é bem provável que as articulações levem Fufuca mais uma vez à mesa diretora da Câmara de Deputados.

Marcas – Nas eleições de 2014 o jovem André Fufuca alcançou a marca de 56 mil votos. Neste ano, o deputado quase que dobrou o número de eleitores que lhe concederam o direito de representar o Maranhão em Brasília. Foram mais de 105 mil votos em 2018. Foi a primeira vez que um candidato com menos de 30 anos atingiu a marca.

A ela unem-se os feitos de ser o mais jovem a presidir uma sessão da Câmara Federal, o mais jovem a coordenar a bancada federal maranhense e o mais jovem deputado estadual eleito na história do Maranhão.

E é desta forma que André Fufuca tem segmentado a sua vida pública na política do Maranhão.