Depois de várias reuniões, enfim, os 15 partidos que devem confirmar apoio à reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) conseguiram chegar a um acordo e definiram as chapas proporcionais, tanto para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara Federal.

Pelo menos três curiosidades na composição das chapas foram verificadas. A primeira é que o PT, tanto para estadual quanto para federal, sairá sozinho. A segunda é que o PTC, apesar de alguns relutarem, foi incluído no Chapão nas duas disputas. A terceira e última é que o PPS e o PDT, mesmo tendo destaques na Majoritária, conseguiram se livrar do Chapão na disputa por vaga no parlamento estadual e federal, respectivamente.

Para a Câmara Federal serão três chapas: o Chapão com 11 partidos (PCdoB, PSB, PRB, PROS, SD, PEN, PTB, DEM, PTC, PPS e PPL), a Chapinha com três partidos (PDT, PR e PP) e o PT que sairá sozinho.

Para a Assembleia Legislativa serão quatro chapas: o Chapão com oito partidos (PCdoB, PDT, PTC, PR, PP, DEM, PRB e PSB), a Chapinha com cinco partidos (PEN, PPS, PROS, PTB e PPL), além do PT e SD que irão sair sozinhos.

Lembrando que a convenção coletiva, onde será confirmado o apoio para a reeleição do governador comunista, está prevista para sábado dia 28 de julho.

Se os partidos que apoiam Flávio Dino já conseguiram, apesar de inúmeras confusões, se ajustar, o mesmo não se pode dizer dos outros partidos que devem apoiar outros pré-candidatos ao Governo do Maranhão, pois, mesmo às vésperas das coligações, seguem buscando um entendimento.

É aguardar e conferir.