O prefeito de Codó, Francisco Nagib, concedeu entrevista ao jornalista Alberto Barros, pela FCFM, nesta semana. O gestor abordou principalmente a questão da nucleação da Educação.

O Blog destaca abaixo alguns pontos importantes da entrevista de Nagib.

Ônibus – “Todos estão orientando a gente utilizar este recurso diretamente na Educação e aqui a gente planeja e aqui eu digo à todos os secretários, eu já estou aqui dando a ordem a autorização ao secretário de Finanças, junto com o secretário de Educação para juntos a gente comprar uma grande quantidade de ônibus novos para os nossos alunos da zona rural, primeira ação que nós iremos fazer, por quê? Porque nós estamos dentro da nucleação”.

Nucleação – “Nós não estamos fechando escolas, nós estamos nucleando, nós estamos pegando aquelas crianças, trazendo elas para um polo maior, com uma qualidade de ensino melhor, numa escola de serie única com professor capacitado, treinado para conseguir fazer com que aquela criança possa ler, possa escrever e chegue em casa dando orgulho para nossos pais, nossas mães”

Alfabetização – “Programa de Alfabetização na idade certa, que é o chamado ALFABETIZA CODÓ. Este programa vai entregar materiais didáticos aos professores do 1º ao 5º ano, materiais de qualidade aos alunos, todos os alunos da rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano receberão material didático que irá ser melhorado na alfabetização na idade certa”

Taipa – “ É com muita honra que o nosso governo está tendo a oportunidade de erradicar as escolas de taipa, de acabar de vez com as salas multiseriadas onde você chega na zona rural e olha uma professora dando aula de primeiro ao quinto ano, aí de repente quando sai no Jornal Nacional a gente não sabe o motivo, então, assim, nós estamos determinados e pedindo, sempre, o apoio da população para gente conseguir alcançar o nosso objetivo, acredite, acredite na nucleação. Isso é um sonho, antes eu estava numa escola de taipa, hoje eu estou vindo de uma escola que tem laboratório, que tem ar-condicionado, hoje eu vou dizer não tem ar-condicionado, mas com esse recurso eu vou colocar ar-condicionado nas escolas, nas principais escolas da zona rural, mas não só ar-condicionado, a quadra poliesportiva, o laboratório de informática e uma merenda de extrema qualidade”

Cozinha – “Meu Deus mas vai fechar a cozinha das escolas? Não. Lá vai ter que ter a pessoa pra tá servindo a comida, talvez não tenha o botijão e o fogão, talvez tenha pra esquentar alguma coisa, mas, assim, a ideia da cozinha industrial é balancear a alimentação, é conseguir melhorar a qualidade, é conseguir dar às crianças a alimentação que elas merecem”

E é desta forma que Francisco Nagib pretende revolucionar a escola pública em Codó, principalmente na Zona Rural.