É claro que o momento ainda é dor pela perda do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, que lutou durante quatro anos contra um câncer agressivo e faleceu no primeiro dia de 2018.

Entretanto, jornalisticamente o Blog do Jorge Aragão confirma que o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) assume oficialmente o comando da presidência da Assembleia Legislativa, após o falecimento de Humberto Coutinho.

Othelino foi eleito como 1º vice-presidente da Assembleia, mas com a recente mudança no Regimento Interno da Casa (reveja), assumirá o parlamento maranhense até o fim deste ano. Além disso, o deputado Fábio Macedo (PDT) que era 2º vice-presidente, assume a vaga de Othelino na 1ª vice. Josimar de Maranhãozinho (PR) que era 3º vice passa a ser o 2º e Adriano Sarney (PV) que era o 4º vice-presidente, passa a ser o 3º vice.

A Assembleia precisará fazer uma eleição para definir quem irá substituir Adriano Sarney no cargo de 4º vice-presidente que acabou ficando vago.

O falecimento de Humberto Coutinho também transforma o deputado Rafael Leitoa (PDT), que era suplente, em deputado efetivo na Assembleia Legislativa. Com isso, até que Neto Evangelista (PSDB) deixe o Governo Flávio Dino, quem reaparece no parlamento maranhense é Fernando Furtado (PCdoB).

Humberto – A classe política segue rendendo homenagem a Humberto Coutinho. Praticamente todos os deputados federais e estaduais emitiram Nota de Pesar, assim como o Governo do Maranhão, FAMEM, Prefeitura de São Luís, Câmara de São Luís, a ex-governadora Roseana Sarney e tantos outros políticos, demonstrando a força e a importância de Coutinho para o Maranhão.