Nesta sexta-feira (10) passou a valer em caráter definitivo a fiscalização eletrônica nas principais avenidas de São Luís. Mesmo sendo uma medida necessária para garantir mais fluidez e segurança ao trânsito da capital, sempre tem uns poucos para criticar. O discurso destes, porém, é de quem comete infrações ao volante ou de quem não consegue assimilar que a medida estimula o motorista a ser mais prudente, evitando acidentes e até mortes.

É justamente por causa desse tipo de atitude que são necessários o uso de instrumentos para coibir que se ultrapasse o sinal vermelho, transite acima da velocidade permitida, use o celular ou deixe de colocar o cinto de segurança, entre outras imprudências que tinham virado corriqueiras no trânsito da capital.

A nova fiscalização também vai fiscalizar o cumprimento do uso da faixa exclusiva para ônibus, ambulância, táxi com passageiro e viaturas. Os motoristas precisam entender que a faixa exclusiva agiliza o fluxo de veículos.

A Prefeitura de São Luís tem feito um investimento alto para garantir um trânsito melhor para todos. Além de várias intervenções viárias nos principais corredores, como no São Cristóvão, Cohab, Forquilha, retorno do aeroporto, entre tantas outras, a fiscalização eletrônica é indispensável para que o fluxo seja melhorado e o motorista seja estimulado a ser mais cauteloso.

Como as mudanças estão em vários pontos da capital, a Prefeitura deu o prazo de um mês para que os aparelhos fotossensores fossem ajustados e a população se adaptasse. E para quem ainda reclamar que a fiscalização ficou muito rígida, é bom lembrar que se não cometer infrações no trânsito, não sofrerá com penalidades. E o mais importante: um trânsito organizado e com as leis sendo cumpridas é um trânsito bom e que favorece a todos os cidadãos, sejam eles motoristas de carros particulares, motoristas do transporte público, pedestres ou usuários de ônibus.

Além disso, também não cabe a crítica de que a fiscalização servirá como um arrecadador de imposto para a Prefeitura de São Luís, pois não é uma cobrança automática, apenas quem desobedecer a legislação será penalizado.

Sendo assim, apenas quem comente infrações de trânsito vai criticar a fiscalização eletrônica.