A CEBRASPE, que ganhou a prerrogativa de organizar o concurso público para a Polícia Militar com uma vergonhosa dispensa de licitação, confirmou, através de um novo Edital, que as inscrições para o certame se iniciam nesta sexta-feira (27).

As inscrições, pelo primeiro Edital, seriam iniciadas no dia 16 de outubro, mas foram adiadas para algumas modificações, que se encontram nesse Edital de “retificação”.

O novo Edital (veja) apresenta algumas correções com relação ao primeiro Edital (reveja). A mais significativa delas, é a ampliação, longe do ideal, dos locais de provas. Num primeiro momento as provas e testes para o concurso da PM seriam realizados apenas na capital, mas agora, após inúmeras reclamações, a CEBRASPE acrescentou apenas mais duas cidades – Caxias e Imperatriz.

Além disso, a CEBRASPE não modificou a questão das vagas para o cargo de médico veterinário, alvo de reclamação do Conselho Regional de Veterinária e da OAB, que entendem que as mulheres estão sendo discriminadas no concurso para o cargo. A polêmica foi parar na TV Globo (reveja) e pode ainda ocasionar problemas para o certame.

Serão disponibilizadas 1.171 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado do Maranhão e de 43 vagas e formação de cadastro para o cargo de 1ª Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da PM/MA.

As inscrições serão de 27 de outubro a 30 de novembro pelo site do CEBRASPE. O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 29 de dezembro de 2017.

Para o cargo de soldado, podem concorrer candidatos entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio. Para o cargo de Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da PM/MA, podem se inscrever candidatos de até 35 anos, com formação superior na área solicitada.

As provas serão realizadas no dia 28 de janeiro, sendo que pela manhã será para os cargos de nível superior e na parte da tarde para nível médio.