Como era esperado, os governistas nem levaram em consideração o pedido feito pela Associação Comercial do Maranhão, conforme o Blog mostrou mais cedo, e aprovaram, nesta quinta-feira (26), mais um pedido de empréstimo (R$ 100 milhões) para o Governo Flávio Dino.

Durante a Sessão Ordinária, a Oposição tentou evitar a votação, esticando o máximo possível outros debates, mas a estratégia incomodou o deputado Bira do Pindaré, que não só reclamou, como sugeriu mudanças no Regimento Interno da Casa.

“Presidente (Humberto Coutinho), eu queria fazer um apelo, porque eu entendo os dispositivos regimentais, mas eu acho que nós vamos ter que fazer adaptações nesse regimento, porque é um absurdo a gente ter que abrir para discutir uma mudança na ordem da pauta. E eu não posso aceitar que a oposição seja um mero instrumento para atrapalhar e não para discutir realmente efetivamente os assuntos que interessam à população do Maranhão”, esbravejou.

Só que quem fala o que quer, acaba ouvindo o que não quer. O deputado Eduardo Braide, um dos mais revoltados com o novo empréstimo do Governo Flávio Dino, foi no X da questão, demonstrando que o mesmo expediente que estava sendo usado pela Oposição, já havia sido usado anteriormente pelo Governo, sem a reclamação do deputado Bira do Pindaré.

Além da incoerência, Braide abordou assuntos que Bira tem pesadelos, pois evidencia a mudança do aguerrido deputado oposicionista, para o subserviente deputado governista.

“O deputado Bira reclamando sobre requerimentos de inversão de pauta quando ele votou aqui contra os professores, que rasgou o Estatuto do Magistério. O Requerimento nem publicado estava no Diário, mas ele a inversão e votou contra os professores. Eu não vi o deputado Bira reclamando quando houve a inversão de pauta para aprovar o IPREV, mais de 63 cargos em comissão que ele aprovou e foi um Requerimento verbal. A verdade tem que ser dita, pois tem gente que tem a memória curta aqui. E o que ele quer agora? Isso sem esquecer como foi a votação que ele ajudou a aumentar o ICMS para cobrar mais impostos”, disse Braide.

Bira do Pindaré foi obrigado a engolir a seco, afinal contra fatos, não existem argumentos.