O prefeito Edivaldo deu posse, nesta quarta-feira (18), a mais 82 cuidadores escolares aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de São Luís, na área da Educação. A medida visa reforçar os cuidados com as crianças com deficiência da rede municipal de ensino, somando-se a outras iniciativas realizadas pelo município para elevar a qualidade do ensino e os indicadores educacionais na capital. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Hotel Abbeville, com a presença do secretário municipal de educação, Moacir Feitosa.

Edivaldo parabenizou os novos profissionais, deu as boas-vindas e desejou sucesso na atividade que passam a desempenhar nas escolas municipais. “Demos mais um importante passo para promovermos a qualidade da educação no nosso município. O ingresso desses novos cuidadores escolares na rede reforça o nosso compromisso com a educação inclusiva e a atenção especial, que devemos dispensar às crianças com deficiência, para que elas se desenvolvam de forma igualitária aos demais e sejam alfabetizadas no tempo certo. A nossa gestão tem como meta principal cuidar das pessoas e é dessa forma que temos feito, implementando diversas ações com esse objetivo e avançando continuamente na área”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O ingresso dos cuidadores escolares na rede municipal de ensino é parte de um conjunto de ações que estão sendo promovidas pela administração do prefeito Edivaldo para fortalecer a Educação no município, executadas por meio do Programa “Educar Mais”. O programa tem como prioridade a melhoria da infraestrutura das escolas, a inserção de novos profissionais visando à redução do déficit de professores na rede e a formação continuada dos educadores, entre outras ações para valorizar a categoria e elevar a qualidade das escolas municipais em todos os aspectos.

Com o chamamento desses novos cuidadores ao quadro efetivo de servidores da rede municipal de ensino, garantimos a atenção e os cuidados especiais às crianças com deficiência na sala de aula. Além disso, facilitamos o trabalho do professor, que passará a contar com o auxílio dos cuidadores na atenção aos alunos e, assim, terá mais condições de desenvolver o seu papel em sala de aula. O cuidador exerce uma atividade crucial não apenas pelos cuidados que desenvolve com os alunos, mas também porque contribui com o desenvolvimento dessas crianças”, observou Moacir Feitosa.

Em ato simbólico, foram entregues os termos de posse a alguns cuidadores escolares empossados na solenidade. Entre eles estavam a Jacqueline Cardoso da Silva, 24 anos. “Aguardei com muita expectativa esse momento tão importante para minha vida. Ser chamada para exercer a função é o reconhecimento de todo o esforço que empreendi para ser aprovada no concurso. Quero agora exercer minha profissão com muito amor e zelo por essas crianças tão especiais”, disse ela.

“Estou muito feliz de ter sido convocada pela Prefeitura para assumir essa função. O chamamento se torna ainda mais importante para todos nós, principalmente em um momento de crise e desemprego que vivemos atualmente”, relatou Amanda Caroline da Silva Buna, 21 anos, que também foi empossada na solenidade desta quarta-feira, 18.

“É um momento de glória para mim e toda minha família. Esperei muito por esse momento. Com tanto desemprego batendo às portas das pessoas, consegui estabilidade no trabalho por meio de concurso público é motivo de muita comemoração. Estou, sinceramente, muito feliz”, concluiu Luís Carlos da Silva Santos, 27 anos.