De O Estado – O governo Flávio Dino (PCdoB) decidiu retirar do programa de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pelo menos seis importantes obras que estavam previstas na área de mobilidade urbana em São Luís.
A informação foi prestada pela secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, Cinthya Mota, ao responder requerimento dos deputados Max Barros (PRP) e Eduardo Braide (PMN) solicitando dados sobre o plano de renegociação de dívidas do Estado com o banco de fomento.
Segundo o documento, após assumir o governo, o comunista deixou de executar os projetos de construção de alças nos viadutos da Cohab e da Cohama; de construção de uma ponte ligando a Via Expressa à Avenida Quarto Centenário; de construção de duas pontes anexas à Ponte José Sarney; e de construção da Ponte Quarto Centenário.
Projetos para as áreas de segurança, saúde e de educação também foram engavetados, como a ampliação do sistema de videomonitoramento de São Luís, a construção de sete centro de hemodiálise e a construção do centro de formação de professores.
Todas essas obras deveriam ser financiadas por recursos da linha de crédito Proinveste do BNDES e estavam previstas no programa “Viva Maranhão”, apresentado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) após a confirmação do empréstimo pelo banco – e já aprovados pela instituição financeira.
Críticas – Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Braide – um dos autores do requerimento de informações – criticou a retirada dos projetos estruturantes de mobilidade urbana e segurança pública para a cidade de São Luís.
“Hoje ficamos sabendo que o governador retirou vários projetos estruturantes para a capital, na mobilidade e segurança pública, temas prioritários para a cidade. E em tempos de tanta insegurança, o governador teve a coragem de retirar a ampliação da infraestrutura do sistema de vídeomonitoramento de São Luís.
Em seu pronunciamento, Braide afirmou que, ao retirar projetos estruturantes, o governo Flávio Dino impediu a implementação de soluções definitivas para vários problemas da cidade.
“O Governo do Estado contribui com isso [com os índices negativos de São Luis], quando retira projetos estruturantes para a cidade. A solução definitiva estava nos projetos estruturantes que o governador retirou do empréstimo do BNDES”, completou.
O deputado ainda agradeceu a resposta ao pedido de informações e voltou a criticar a postura do governador Flávio Dino.
“Quero aqui agradecer à secretária Cynthia Mota Lima por ter respondido ao nosso questionamento. O Governo do Estado não pode ter medo de falar a verdade. Não pode ter medo de responder aos pedidos de informações feitos por esta Casa. É assim que a gente pode realmente ver o que está acontecendo e, neste caso, ficou claro que ao retirar todos os projetos estruturantes para a capital, o governador Flávio Dino não teve consideração com o povo de São Luís”, concluiu.
E ainda tem quem diga que Flávio Dino fez muito por São Luís. Quem fez muito por São Luís foram outros governadores, Roseana, Castelo, Cafeteira e Lobão. Todos esses deixaram legados para a capital. Algum assecla do Cuba pode dizer uma grande obra dele em São Luís. Realmente, basta comparar hehehe.
Do jeito que é arrogante e prepotente, é bem capaz de Flavio Dino demitir essa secretária ou na melhor das hipóteses dar um cagaço nela
Flávio Dino se resumiu a tapar buracos em São Luís.
Chega até ser engraçado, no momento de aguda crise econômica querem jogar dinheiro em obras faraônicas, típico dos desgovernos da PRINCESA DA ODEBRECHT. Diga-me para que serve a tal VIA SHOPPING, ops VIA Expressa, Liga um shopping ao outro e em nada contribuiu para mobilidade urbana, 200 milhões jogados no lixo. Ela fez a aquela obra na COHAMA que chamam de viaduto, mas não passa de uma ponte e um buraco que em nada melhorou a mobilidade na cidade e agora quer consertar ? É muita cara de pau. Obras com um custo infinitamente menor melhoraram a mobilidade na capital, cito o cruzamento da Forquilha e a intervenção na entrada da cidade. Não estamos mais na época de gastos exorbitantes em obras que nada resolvem.
É claro Felipe que os lacaios do comunista tem q encontrar uma justificativa para sua incompetência, mas ela é tão triste quanto a decisão de Dino. Sobre a Via Expressa, recentemente ela foi equivocadamente fechada pela SMTT para um evento, resultado: a cidade parou e todos compreenderam a importância dela. Precisa melhorar mais nos argumentos para defender o patrão, pois assim fica sem graça rsrs;
A cidade parou ? Quanta mentira meu caro, aquilo não serve pra nada e mais como engenheiro uma obra mal feita de todos os pontos técnicos, qualquer dia que passar por lá irei parar fotografar as amarrações das cabeceiras das pontes mal feitas, o asfalto mal nivelado, e outra série de erros do ponto de vista técnico. O mais de 200 milhões enterrados ali daria para implantar um sistema de BRT nas principais avenidas da cidade de modo a melhorar a mobilidade de TODOS. A via expressa na verdade deveria-se chamar Via Shopping.
Parou meu caro, o problema é q vc deveria estar trancafiado em alguma sala fazendo o seu serviço de comentar em blogs, mas eu, como estava trabalhando de verdade, recebi inúmeras reclamações de motoristas. Entretanto, o questionamento é outro, pq o teu patrão não fez as obras de mobilidade urbana q já estavam projetadas? Simples assim;
Era um dos objetivos mais abordados por ele durante sua campanha. Mais um ponto para o”governo da mudança”.
nunes roseana governou por 14 anos,se nao fizesse nada ai ja seria absurdo,castelo governou por 5 anos,cafeteira governou 4anos,flavio dino esta com 2 anos e 10 meses e vc quer comparar,ah me faça um favor e me compre dez bodes
Menos né Francisco, sei q é pedir demais, mas menos. Ninguém quer q ele faça nada, pq essa competência já demonstrou não ter, estão pedindo apenas que termine o q já encontrou, mas nem isso consegue, afinal a prioridade é outra rsrsrs;
Milhões são interrados é nessas intervenções que nada resolvem, apenas mudam os engarrafamentos de lugar. O legado de FD é o de perseeguir os servidores públicos que nele votaram, os professores que nele votaram, os empresários que nele votaram e os imbecil dos deputados do PT. Arrocho salarial para os servidores e mais impostos para os empresários e para os amigos, os alugueis camaradas. #voltaguerreira
Ao que parece seriam projetos caros e de pouco impacto, não tem um BRT, metrô de superfície, VLT, nada que inclua as pessoas, igual a via expressa, que só beneficia quem tem carro. Projetos atrasados que nos mantêm nas últimas posições do desenvolvimento humano, como uma das capitais mais atrasadas do país. Tinha que jogar tudo no lixo mesmo. Agora, é preciso buscar financiamento para grandes obras que mudem a realidade de São Luís.