A região Itaqui-Bacanga ganhou reforço na área da saúde com a entrega nesta segunda-feira (2), pelo prefeito Edivaldo, das novas instalações do Centro de Saúde Vila Nova. A unidade foi totalmente reformada por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Vale, passando a oferecer mais conforto aos usuários. O ato de entrega das novas instalações contou com a presença do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; do representante da Vale, Dorgival Pereira, entre outras autoridades políticas e comunitárias da região.

O Centro de Saúde Vila Nova, que não teve os serviços suspensos durante a reforma, realiza uma média mensal de dois mil atendimentos. Na cerimônia de entrega, o prefeito Edivaldo lembrou que o centro de saúde é o segundo entregue totalmente reformado na área Itaqui-Bacanga, no espaço de uma semana. Na semana passada, a Prefeitura de São Luís entregou também as novas instalações do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda. Além destas unidades, o prefeito afirmou ainda que será entregue nos próximos dias o Centro de Saúde São Raimundo, localizado também na região Itaqui-Bacanga, o que significa um reforço considerável na Atenção Básica de uma das áreas mais populosas da capital.

“O fortalecimento da rede municipal de Atenção Básica em saúde tem sido uma prioridade na nossa gestão. E a reforma desta unidade de saúde, assim como de outras que executamos nesta área, representa um reforço significativo na reorganização da saúde na região Itaqui-Bacanga. Sem dúvida, são unidades de atendimentos muito importantes, para que possamos ter maior controle da saúde da população e prevenirmos o agravo de diversas doenças. Os investimentos que temos feito na Atenção Básica contribuem significativamente com a redução das demandas nas unidades de maior complexidade, evitando, assim, a superlotação”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

O diretor de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, destacou a importância do investimento. “Concluímos aqui mais uma obra fruto da parceria muito relevante celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Vale, que vem para agregar valor às comunidades da região que passam agora a ser melhor atendidas pelas ações do Programa de Fortalecimento da Atenção Básica realizadas pelo município”, afirmou o executivo da Vale.

Executadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as obras no Centro de Saúde Vila Nova incluíram revisão de toda a cobertura, pontos elétricos, troca de portas, janelas, basculantes, piso cerâmico e do revestimento de parede; e nova pintura de todo o prédio. Além disso, houve redimensionamento de espaços, possibilitando ampliação do consultório ginecológico, dos banheiros, auditório e salas de digitação, do Serviço Social e da Diretoria.

O titular da Semus, Lula Fylho, destacou a importância das melhorias executadas na unidade reformada, para que a comunidade tenha próximo de casa um centro básico de saúde bem estruturado, equipado e com profissionais aptos a atender à população com qualidade e humanização.

“Investir na atenção à saúde básica é concentrar esforços importantes nos cuidados primários e essenciais à população, fortalecendo as bases da Estratégia Saúde da Família. Esta ação marca um esforço do prefeito Edivaldo em proporcionar uma grande cobertura à saúde aos moradores desta região. Os investimentos na atenção primária à saúde em nossa cidade faz com que consigamos prever o que pode ser foco de doenças e endemias e, assim, trabalharmos na prevenção dos problemas que podem ocorrer. Além disso, contribui com a redução de gastos municipais com os atendimentos de alta complexidade e internação, que são bem mais onerosos aos cofres públicos”, observou Lula Fylho.

O secretário lembrou que a reforma do Centro de Saúde Vila Nova foi totalmente realizada sem a interrupção da oferta de serviços aos usuários. A unidade cobre também toda a área da Vila Mauro Fecury, realizando uma média mensal de 570 consultas e 1.530 procedimentos básicos. No local há duas equipes de Saúde da Família e a população conta com os programas de controle de hipertensão e diabetes, acompanhamento pré-natal, preventivo de câncer ginecológico, vacinação, realização de curativos, verificação de pressão arterial e dispensação de medicamentos, além dos testes do pezinho e de diagnóstico rápido de HIV/AIDS e sífilis.