O Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), realizará os Seminários Metropolitanos, a partir desta terça-feira (05(, nos municípios que compõe a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), com o objetivo de consolidar o conjunto de propostas relativas aos temas abordados para apresentação em Plenária da ‘I Conferência Metropolitana’, ou seja, os seminários municipais são etapas preparatórias.

Serão debatidas propostas e soluções, dentro dos eixos temáticos, a fim de definir as funções públicas de interesse comum. Também será o momento de escolher os delegados que participarão da eleição dos membros do Conselho Participativo Metropolitano, que terá papel fundamental na implantação da governança interfederativa, restruturada a partir da LCE 174/15.

Os Seminários Preparatórios são organizados pela Agência Executiva Metropolitana, órgão criado pelo Governo do Maranhão, para implementar o processo de metropolização. Como produto final desta etapa, será produzido um documento consolidado dos problemas relativos às temáticas dos grupos de trabalho e as respectivas diretrizes de soluções.

“Vamos ouvir in loco a demanda da população e escolher os delegados dos segmentos da sociedade civil organizada para a candidatura à eleição no Conselho que será realizada na Conferência. Por determinação do governador Flávio Dino, vamos consolidar a gestão plena prevista no estatuto da Metrópole (Lei 13.089/2015), através da realização da I Conferência. Esse evento deve acontecer a cada dois anos, como normatiza a LCE 174/2015”, disse o presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes.

“Estou muito otimista e satisfeita com a participação e empenho dos municípios da RMGSL. Isso demonstra que a governança interfederativa está dando um importante passo para a sua gestão plena. Até porque a colaboração e envolvimento dos municípios é fundamental em todos as etapas da metropolização”, explicou Mônica Teixeira, coordenadora dos Seminários Preparatórios e da I Conferência Metropolitana.

Os seminários se iniciam em Axixá, dia 05 de setembro. No dia seguinte, será a vez das cidades Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. O evento será retomado em Rosário, na semana seguinte, dia 12/09. Um dia depois (13/09), terá seminário em Bacabeira e Santa Rita. Dia 15/09 será a vez de Morros e Icatú elegerem seus delegados e discutir os problemas metropolitanos. Dia 16 está marcada a cidade balneária de São José de Ribamar.

No dia 19 de setembro, São José de Ribamar e a capital dia 21 de setembro. Fechando a programação dos seminários preparatórios, dois municípios da Grande Ilha, Paço do Lumiar e Raposa. A I Conferência Metropolitana está marcada para os dias 10 e 11 de outubro, em São Luís.