O ex-presidente Lula (PT) decidiu na sexta-feira, 25, fazer um reconhecimento público ao apoio que teve do também ex-presidente José Sarney (PMDB). Durante passagem pelo interior de Pernambuco – na caravana com que cruza o Nordeste desde o início da semana -, o petista disse ser “grato” ao peemedebista.

– Sou grato a Sarney. É importante que se diga. Sou grato a Sarney como presidente do Senado – declarou.

Para quem é bom conhecedor da história política brasileira, apenas essa fala é o suficiente para que se entenda a que se referia Lula quando citou sua gratidão. No seu primeiro mandato, quando enfrentava forte pressão pelo impeachment, o petista esteve perto de ser apeado do poder. Então presidente do Senado, foi Sarney quem primeiro levantou a voz contra a derrubada do presidente – que depois viria a se reeleger em 2006.

E foi a partir desse movimento do peemedebista que Lula conseguiu o apoio de que precisava para evitar a queda. Petistas mais próximos de Lula também reconhecem a importância de Sarney para o primeiro governo do PT.

Em 2014, por exemplo, em meio à campanha eleitoral, a então ministra das Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff (PT), Ideli Salvatti (PT), esteve em São Luís e, na ocasião, fez questão de lembrar essa passagem da história.

Coluna Estado Maior