É bem verdade que ainda falta mais de um ano para o pleito eleitoral de 2018 e muito provavelmente teremos nesse período ainda uma mini reforma política, que poderá provocar efeitos nas eleições do ano que vem.

Entretanto, o cenário político no Maranhão vai começando a se desenhar para 2018. Ao que tudo indica deveremos ter, no mínimo, quatro candidatos ao Governo do Maranhão e cada um apresentando sua chapa com dois senadores.

O governador Flávio Dino (PCdoB) vai em busca da reeleição e, depois de um governo bem abaixo do esperado, aposta suas fichas na aliança com o PT de Lula e na máquina estadual. Com relação aos candidatos ao Senado, apenas um nome é certo, o do deputado federal Weverton Rocha (PDT). A segunda vaga deverá ficar entre os deputados federais, Waldir Maranhão (PP), Eliziane Gama (PPS) e José Reinaldo (PSB), este último, apesar de “padrinho político” do comunista, mas pelos seus votos polêmicos em Brasília, com menor chance.

No grupo Sarney todos aguardam a decisão da ex-governadora Roseana (PMDB). A maioria entende que, na atualidade, é a única política no Maranhão com chances reais de derrotar a máquina estadual e vencer, mais uma vez, Flávio Dino. Caso Roseana não seja candidata, o senador João Alberto (PMDB) deverá disputar o Palácio dos Leões. Já para o Senado, ao que parece os dois nomes estão definidos, o senador Edison Lobão (PMDB), que tentará a reeleição, e o ministro do Meio Ambiente e deputado federal, Sarney Filho (PV). É bom lembrar que João Alberto também ainda não definiu se buscará a reeleição no ano que vem.

Os outros dois pré-candidatos já confirmados são a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PODEMOS) e o senador Roberto Rocha (PSB). Maura Jorge segue com o “trabalho de formiguinha” pelo interior do Estado, mas sem definir ainda os nomes para o Senado na sua chapa. Já Roberto Rocha, ao que tudo indica, terá que primeiro procurar uma outra legenda, uma vez que o PSB no Maranhão está praticamente sob a tutela de Flávio Dino. Rocha também não definiu os nomes para o Senado em sua eventual chapa.

Ainda existe um clamor pela candidatura do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) para o Governo do Maranhão. Braide foi a sensação das eleições municipais de 2016 e alguns analistas entendem que mesmo sem o recall político de outros mais experientes na política maranhense, Braide poderia ser um forte candidato em 2018. Entretanto, o deputado estadual não se posicionou sobre o assunto e a tendência é mesmo que ele dispute uma vaga para a Câmara Federal e em 2020 seja novamente candidato à Prefeitura de São Luís, inclusive chegando a disputa como favorito.

O atual cenário é esse, mas como na política, principalmente no Maranhão, tudo é muito cíclico, tudo pode acontecer, inclusive nada.

É aguardar e conferir.