A Prefeitura de São Luís recebeu na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A instituição foi uma das cinco entidades de saúde agraciadas com a honraria. A indicação da unidade de saúde ao prêmio foi do deputado federal Pedro Fernandes.

Além da Prefeitura de São Luís, instituições dos estados do Ceará, Pará, Rondônia e Paraná também receberam o prêmio. A condecoração é concedida anualmente pela 2ª Secretaria da Câmara Federal a instituições que prestem serviços de qualidade em atenção à saúde da mulher.

A diretora-geral do Hospital da Mulher, Natália Mandarino, foi à Brasília receber o prêmio em nome do prefeito Edivaldo. Ela destacou que a instituição municipal realiza hoje um trabalho de alta complexidade, sendo referência em neurocirurgia e em saúde da mulher. Por mês, são atendidas três mil mulheres em nível ambulatorial e realizadas 500 cirurgias.

“Trazer este prêmio para São Luís é uma honra muito grande, mostra o fruto de um trabalho feito com dedicação e carinho na gestão do prefeito Edivaldo. O Hospital da Mulher teve uma atenção especial nesta gestão o que fez com que hoje a unidade funcione de forma plena, com todos os serviços, sendo referência no Maranhão na saúde feminina”, disse a diretora.

O deputado federal Pedro Fernandes, que indicou o Hospital da Mulher ao prêmio, disse que a honraria é um reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura. “Esse prêmio é reconhecimento ao belo trabalho que a Prefeitura de São Luís tem executado na administração do Hospital da Mulher. É também um reconhecimento para os servidores que têm executado um bom trabalho junto à população, se envolvendo. Eles estão de parabéns”, destacou o deputado Pedro Fernandes.

O também deputado federal Juscelino Filho, que também é médico, comentou: “Este prêmio merece destaque ao trabalho que a Instituição vem prestando e aprimorando a cada dia na nossa capital. Como reconhecimento desse trabalho hoje desenvolvido pelo Hospital, nós, deputados e senadores, fizemos no final do ano passado a indicação de uma emenda de bancada no valor de R$ 3 milhões, ajudando assim na manutenção dos serviços de saúde ofertados a população. Registro aqui meus parabéns e minha homenagem à Natália e à toda sua equipe”.

Hospital – Na administração do prefeito Edivaldo o Hospital da Mulher foi requalificado e teve novos serviços implantados, como o de neurocirurgia. Novos equipamentos foram adquiridos, o número de leitos de internação passou de 24 para 50. Houve ainda a implantação de 10 leitos de UTI e de serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada, raio X e ultrassom. Eletroneuromiografia, biópsias, punção de mama e de tireóide, retirada de nódulos benignos também estão na lista de serviços oferecidos às pacientes.

O hospital, que estava praticamente fechado em 2013, com os investimentos da Prefeitura, em 2016 contabilizou quase 228 mil atendimentos e procedimentos e em áreas como a saúde da mulher quanto em outras especialidades, destes e 1.244 cirurgias eletivas. Cardiologia, clínica médica, endocrinologia, ortopedia, ginecologia clínica e cirúrgica, gastroenterologia, hematologia, neurologia, pneumologia, urologia, proctologia, mastologolia e neurocirurgia estão entre as especialidades ofertadas na unidade de saúde.

PRÊMIO – Concedido desde 2010, o prêmio Dr. Pinotti leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, falecido em 2009. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1,3 mil publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.

Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. A premiação acontece sempre no mês de maio, na semana do dia 28, quando se comemora o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A filha de Pinotti, Marianne Pinotti, esteve presente à solenidade.