zevieira

As vésperas da posse do novo prefeito de Bacabal, a Justiça Eleitoral, através do ministro Gilmar Mendes, após Zé Vieira (PP) ser derrotado diversas vezes no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, resolveu assegurar posse para o até então Ficha Suja.

A decisão de Gilmar Mendes contraria o entendimento do TRE-MA e confirma a posse de Zé Vieira, candidato mais votado em Bacabal, mas que teve seu registro de candidatura indeferida pelo fato de se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

Mesmo com a candidatura impugnada, Zé Vieira obteve 20.671 votos, 2.341 votos a mais que o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), o mais votado entre os que concorreram legalmente para a Justiça Eleitoral do Maranhão.

Entretanto, a decisão de Gilmar Mendes afasta qualquer possibilidade de Roberto Costa assumir a Prefeitura de Bacabal, pois o ministro deixa claro que caso a candidatura de Zé Vieira seja indeferida pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral convocará novas eleições municipais na cidade.

A posse a Zé Vieira e do vice Florêncio Neto (PHS) acontece neste domingo (1º).