1

Foi realizada na sexta-feira (2) a cerimônia de diplomação de gestores das 42 cidades do estado que receberam a certificação do projeto ‘Selo Unicef Município Aprovado’, there edição 2013/2016. O evento que aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque homenageou os prefeitos de Codó e São José de Ribamar.

Por seu compromisso com as políticas públicas voltadas para ações integradas nas áreas de saúde, educação, proteção e assistência social para crianças e adolescentes, o prefeito de Codó, Zito Rolim, recebeu pela quarta vez o certificado do projeto ‘Selo UNICEF Município Aprovado’, edição 2013/2016, garantindo o reconhecimento para Codó como uma das 42 cidades do Estado do Maranhão a receberam a certificação.

“Para nós é mais um momento de alegria e satisfação, em saber que estamos sendo, mais uma vez, reconhecidos pelo trabalho que realizamos de forma atenta e compromissada na área de políticas públicas voltadas à melhoria dos indicadores sociais, de combate à pobreza e à desigualdade com foco na infância e adolescência. Quero também parabenizar a todos os profissionais do município que atuam nesta área e a todos os parceiros deste projeto, que são responsáveis por mais esta conquista, reconhecida pela UNICEF e pelo governo de nosso Estado”, agradeceu o prefeito Zito Rolim, que esteve acompanhado do prefeito eleito de Codó, Francisco Nagib.

O ‘Selo Unicef Município Aprovado’ é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes que resultaram do esforço de municípios, por meio de políticas públicas que promovem, protegem e asseguram direitos de meninos e meninas. Nesta edição, no Maranhão, 150 municípios iniciaram o processo, em 2013, 71 terminaram e 42 deles foram premiados.

Para receber o Selo Unicef, foram avaliados três eixos: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. Nesta edição, foi dado destaque a diminuição da taxa de mortalidade infantil, redução da distorção idade-série, diminuição da desnutrição em crianças menores de dois anos. Nas ações de mobilização social os municípios também se destacam pelos esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além de avaliar, o Unicef acompanha todos os municípios integrantes do programa ao longo dos quatro anos.

unicef-1

O município de São José de Ribamar foi em mais uma versão do Selo Unicef Município Aprovado (edição 2013/16), honraria internacional que reconhece o trabalho executado pelo poder público e sociedade direcionado para garantir dias melhores ao jovens e crianças ribamarenses. A cidade, é importante destacar, já havia recebido o Selo na edição 2009/12. A honraria foi recebida pelo prefeito Gil Cutrim (PDT).

“O Selo é um reconhecimento importante das políticas públicas que desenvolvemos no setor da assistência social e que continuam contribuindo para a melhorar a qualidade de vida do povo ribamarense”, afirmou Cutrim, que recebeu os cumprimentos do governador e do representante da Unicef.

Esta foi a segunda edição da iniciativa, que tem se mostrado um importante instrumento de articulação e mobilização para promoção do diálogo e realização dos direitos de crianças e adolescentes.

São José de Ribamar foi avaliada em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.

Prefeitura e sociedade, juntas, participaram ativamente das capacitações e outros encontros, além de realizar inúmeras agendas e atividades propostas. Tudo isso, de acordo com a Unicef, demonstrou claramente o compromisso do prefeito e de sua equipe de trabalho para com a infância e adolescência.