elizianegamanovaA deputada federal Eliziane Gama (PPS) terminou as eleições municipais de 2012, view mesmo sem ter conseguido chegar ao 2º Turno da disputa pela Prefeitura de São Luís, buy como uma das favoritas para as eleições de 2016.

E assim o foi, pois até o fim de 2015 Eliziane Gama aparecia liderando todas as pesquisas eleitorais, mas alguns erros graves e primários durante o ano de 2016, fizeram sua candidatura despencar e o resultado foi desastroso. Eliziane terminou a eleição na quarta colocação.

No 2º Turno das eleições 2016, Eliziane foi pressionada a declarar seu voto em um dos dois candidatos que seguem na disputa, mas dessa vez Eliziane manteve o equilíbrio e preferiu ficar neutra na disputa eleitoral.

Eliziane não poderia apoiar a candidatura de Edivaldo Júnior (PDT), pois seria incoerente com seu discurso de oposicionista a sua gestão. Um apoio a Edivaldo seria um erro tão grave quanto foi o erro de se aliar ao ex-prefeito e deputado federal João Castelo (PSDB), de quem foi opositora ferrenha a sua gestão na capital maranhense.

Eliziane poderia ter seguido o caminho de apoio ao candidato Eduardo Braide (PMN), mas a postura de “cavaleiro solitário” adotado por Braide, pelo menos publicamente, acabou atrapalhando essa aproximação.

Além disso, Eliziane parece ter aprendido a lição da importância de ter um grupo político numa campanha eleitoral. Pensando em colher frutos lá na frente, Eliziane retribuiu ao líder do seu grupo, o governador Flávio Dino (PCdoB), a mesma neutralidade que ele teve no 1º Turno em respeito à sua candidatura.

Indiscutivelmente uma decisão acertada e equilibrada, bem diferentes dos posicionamentos equivocados tomados nos últimos meses.