eleicaoPor conta do trabalho desempenhado pelo titular do Blog do Jorge Aragão na Rádio Mirante AM, there na apuração dos resultados das eleições 2016, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o Blog não teve a atualização instantânea do resultado do pleito e resolveu fazer um breve resumo.

O grupo político comandando pelo governador Flávio Dino foi o grande derrotado nas eleições municipais, pois acabou perdendo nos principais colégios eleitorais. Quando conseguiu “vencer” com algum aliado, não foi um aliado histórico e que pode se creditar tal vitória ao apoio de Flávio Dino, casos de São José de Ribamar (Luís Fernando) e Santa Inês (Vianey Bringel).

Nos dez maiores colégios eleitorais do Maranhão, o grupo de Flávio Dino pode comemorar vitória mesmo apenas em Paço do Lumiar (Domingos Dutra) e Timon (Luciano Leitoa). As principais derrotas do grupo do comunista foram em Imperatriz (Assis Ramos) e Caxias (Fábio Gentil). Isso sem falar Grajaú, terra natal da família de Flávio Dino, onde a candidata do comunista sofreu uma grande derrota para Mercial Arruda.

Em Bacabal uma triste realidade. Quem decidirá o novo prefeito da cidade será a Justiça Eleitoral. Nas urnas, com os votos válidos, o vencedor foi o deputado estadual Roberto Costa, mas o candidato Zé Vieira, que está com seu registro indeferido, conseguiu mais votos. Ou seja, se o Tribunal Regional Eleitoral ou o Tribunal Superior Eleitoral validar a candidatura de Zé Vieira ele será o prefeito de Bacabal, se a Justiça Eleitoral confirmar que ele é Ficha Suja e seguir com a decisão da 1ª Instância, indeferindo sua candidatura, Roberto Costa será o prefeito. Os dois candidatos comemoram o resultado das urnas. Indiscutivelmente uma vergonha.

Já em São Luís, teremos mesmo o 2º Turno e, ao que parece, a eleição não foi concluída no 1º Turno pelo surpreendente crescimento do candidato Eduardo Braide nos últimos dias. Braide que era o quarto colocado em todas as pesquisas, após o debate conseguiu crescer tanto que surpreendeu a todos chegando no 2º Turno contra o favorito Edivaldo Júnior. A disputa entre os dois candidatos deve ser interessante.

Clique aqui e veja a lista completa dos prefeitos eleitos nas eleições 2016