fotodebate

Nesta quinta-feira (29), decease a TV Mirante realizou debate entre os principais candidatos a disputa pela Prefeitura de São Luís. O debate foi conduzido pelo jornalista da TV Globo, ampoule Tonico Ferreira, e contou com a participação de cinco candidatos – Edivaldo Júnior (PDT), Eduardo Braide (PMN), Eliziane Gama (PPS), Fábio Câmara (PMDB) e Wellington do Curso (PP).

No primeiro bloco (com temas definidos), como era esperado, Edivaldo foi o alvo dos demais candidatos, afinal está na frente das pesquisas e com possibilidade de vencer no 1º Turno. Edivaldo acabou equilibrando o embate com Wellington, mas perdeu o confronto com Braide quando o debate girou em torno do Turismo. Já Braide também foi emparedado por Fábio Câmara sobre a sua gestão na CAEMA, pois não teria inaugurado nenhuma estação de tratamento. Depois dos embates iniciais, o clima arrefeceu.

No segundo bloco (com temas livres), Braide novamente partiu para cima de Edivaldo, onde questionou sobre a situação do Hospital da Mulher, mas dessa vez Edivaldo conseguiu equilibrar o embate. Wellington, além do nervosismo visível, também demonstrou não ter se preparado para o debate, pois não conhecia as regras e quis perguntar para quem já havia sido perguntado.

No terceiro bloco (com temas determinados), foi o mais fraco, os embates entre os candidatos não empolgaram, foi muito amarrado.

No último bloco (temas livres), o clima voltou a esquentar. Edivaldo e Braide voltaram a se confrontar, mas o embate mais forte foi entre Braide e Wellington sobre a área da Educação. Os dois trocaram farpas e ocasionou até um direito de resposta a Braide.

Resumo do debate da TV Mirante

Eduardo Braide – Mostrou conhecimento e segurança, mas em alguns momentos exagerou e passou do ponto. Entretanto, apesar disso foi um dos destaques no debate.

Fábio Câmara – Apesar de estar com a voz rouca, o que lhe prejudicou muito, mostrou desenvoltura e também conseguiu se destacar no debate.

Edivaldo Júnior – Começou nervoso, mas depois se soltou e melhorou. Mesmo tendo sido o alvo de todos os demais candidatos, conseguiu ser melhor do que os seus opositores esperavam.

Wellington do Curso – Demonstrou nervosismo e desconhecimento do modelo do debate. Se preocupou muito em tentar um embate direto com Edivaldo e esqueceu os demais candidatos, isso lhe prejudicou.

Eliziane Gama – Além de nervosa, pareceu apática, tanto que passou quase despercebida no debate, sua participação no debate foi o reflexo de sua campanha.