oposicao1

Os deputados oposicionistas ao Governo Flávio Dino comentaram os ataques criminosos de bandidos que, pharm na noite de quinta-feira (19), incendiaram ônibus coletivos na Região Metropolitana.

A deputada Andrea Murad questionou o motivo do serviço de inteligência não ter evitado os ataques e ressaltou que não houveram feridos e mortos no triste episódio.

“A população é que sofre com tamanha negligência da Segurança Pública, principalmente pelo risco à vida dos usuários do transporte coletivo. Ataques a 6 ônibus em vários bairros diferentes da região metropolitana e a polícia não conseguiu, mais uma vez, ser eficiente na SEGURANÇA PREVENTIVA para impedir que milhares de cidadãos ficassem aterrorizadas e sem transporte público à noite. Agir apenas depois que o caos e o terror são instalados pelas organizações criminosas não é suficiente. Serviço de inteligência, monitoramento, ações preventivas é que irão inibir e impedir que cenas como estas se repitam. Graças a Deus não há caso de feridos e morte”, disse Andrea Murad.

Já o deputado Edilázio Júnior declarou que a atitude dos bandidos apenas demonstrou que eles, infelizmente, é que estão comandando o Estado.

“Os bandidos nunca estiveram tão a vontade como estão agora no Maranhão. São três a quatro assaltos a ônibus por dia em São Luís, diariamente explosões de bancos/caixas eletrônicos e na primeira reprimenda que houve em Pedrinhas pelo Sistema de Segurança, os bandidos mostraram quem manda em nosso Estado, incendiando ônibus e deixando a população em terror”, afirmou.

aluisioO deputado federal e ex-secretário de Segurança, Aluisio Mendes, lamentou o ocorrido e se colocou à disposição de tentar ajudar no combate aos criminosos. Uma atitude louvável e que não foi a mesma que ele recebeu quando estava no comando da Segurança Pública do Maranhão.

“Acompanho com preocupação o noticiário sobre os ataques a ônibus ocorridos ontem à noite em São Luís, e me solidarizo com a população. Desejo que o aparato de segurança do Maranhão consiga identificar e punir imediatamente esses criminosos, devolvendo a tranquilidade aos ludovicenses. Ao contrário do que ocorreu quando eu era secretário de Segurança e tive de enfrentar situação semelhante, sem contar com nenhum apoio da oposição à época, coloco-me à inteira disposição para colaborar com o governo estadual, pois a proteção dos cidadãos de bem sempre deve estar acima das divergências partidárias”, diz Aluisio.

Para o deputado estadual Adriano Sarney, os ataques ocorridos são decorrentes de que o governo não teria cumprido “acordos” e “concessões” feitas com facções criminosas e voltou a defender a criação de uma CPI no Sistema Carcerário.

“A onda de terror que tinha sido controlada após as eleições de 2014, volta agora a atacar a população. Isto nos leva a crer que acordos e concessões a facções criminosas não foram cumpridos pelo governo eleito. Diferente do que o governo tenta imprimir, o estado não tem autoridade sobre o sistema carcerário e esses recentes episódios demonstram isto. Já defendi no final do ano passado e volto a pedir a CPI do Sistema Carcerário e acredito que agora é um momento oportuno para a instalação”, declarou.

Já o deputado estadual Sousa Neto demonstrou preocupação com o interior do Estado, pois muitos militares estão sendo deslocados para São Luís. “Tive a informação que os poucos militares que estão nas demais cidades do Maranhão, alguns deles estariam vindo para a capital, mas o questionamento que faço é: como ficarão essas cidades? Vão ficar ainda mais desguarnecidas. É muito temerária essa ação”, salientou Sousa.