waldir1

Depois da conturbada sessão de terça-feira (17), buy cialis na Câmara Federal, onde o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, ouviu a todo momentos os gritos de “fora”, nesta quarta-feira (18), na reunião dos líderes partidários, Maranhão ouviu outra proposta.

Após pedirem, na semana passada, para que ele renunciasse ao cargo, os líderes partidários agora sugeriram para que ele abra mão de comandar as sessões de votação no Plenário da Casa.

A revolta dos parlamentares ainda é consequência da decisão de Waldir Maranhão de tentar anular a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff realizada na Câmara Federal.

Segundo o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), foi sugerido a Maranhão que ele fique apenas coordenando as questões burocráticas da Câmara e que a condução das votações seja feita por outros parlamentares na linha sucessória da Mesa Diretora.

“Fizemos esse apelo ao Maranhão. Não é uma questão de pressão, é uma questão de bom senso da Casa, porque, se você tem um problema – isso é muito usado na história do bode em casa, quando tem um bode dentro de casa [e tira], resolve muitos problemas. Então, não pode ter uma questão incomodando o plenário. Ele sabe que, nesse momento, a presença dele no plenário não é conveniente”, disse Jovair Arantes.

Maranhão ocupa a 1ª-vice-presidência e, em seguida, vêm o 2º-vice-presidente Giacobo (PR-PR) e o 1º-secretário, Beto Mansur (PRB-SP). A Mesa Diretora tem ainda mais três secretários titulares, mas o mais provável é que, caso Maranhão decida não presidir as sessões, os trabalhos fiquem com Giacobo e Mansur.

O líder do PSD, Rogério Rosso (DF), disse que o Maranhão recebeu a sugestão em silêncio, mas que acredita que o parlamentar irá atender o pedido dos líderes. “Entendi que ele vai atender. Ele deveria ser retirado da condução dos trabalhos”, afirmou.

Presidente nacional do Solidariedade, o deputado Paulo Pereira da Silva, conhecido como Paulinho da Silva, disse que Maranhão teria aceitado a sugestão, mas ressaltou que, “do jeito que ele [Maranhão] é”, seria preciso ver se ele vai cumprir.

Após a reunião, o deputado Beto Mansur discordou e disse que Maranhão provavelmente não aceitará a sugestão e presidirá as sessões. “Ele vai tocar a Ordem do Dia, vai fazer a sessão dele. Ele está no exercício do mandato”, disse. Na avaliação dele, o desgaste acabará se “distendendo”.

É aguardar e conferir.

(Com informações do G1)