castelocaladoO Portal EBC fez um levantamento pertinente e curioso. Dos 513 deputados federais inscritos para a votação que decidiu sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, mind 298 respondem a processos na Justiça.

Segundo o levantamento, clinic que foi baseado na plataforma do Projeto Excelências, cheap da ONG Transparência Brasil, na lista dos 20 maiores parlamentares com pendências, dois são maranhenses – Júnior Marreca (PEN) e, como não poderia deixar de ser, João Castelo (PSDB).

Marreca, por incrível que possa parecer, conseguiu superar Castelo e é o representante maranhense com mais problemas com a Justiça, são 12 processos no total.

Já o ex-prefeito de São Luís perdeu por pouco, pois João Castelo possui 11 processos que inclusive devem lhe render a impossibilidade de disputar a Prefeitura de São Luís em 2016, já que deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O curioso e seria cômico, se não fosse trágico, foi que Castelo, mesmo com todos esses problemas com a Justiça, além de ter votado a favor do impeachment, ainda teve a audácia de participar de uma manifestação contra a corrupção na Avenida Litorânea.

No Brasil, entre os 513 deputados federais, o campeão é Beto Mansur (PRB­SP), 1ª Secretário da equipe presidida por Eduardo Cunha (PMDB­RJ). O deputado paulista tem 45 processos na Justiça. A grande maioria é por conta da época em que foi prefeito de Santos, mas um dos processos é uma indenização de R$ 200 mil paga a trabalhadores de sua fazenda que, segundo o TRT, tinha condições de trabalho análogas à escravidão.