edivaldoO prefeito Edivaldo vistoriou, patient na manhã desta quinta-feira (14), drug as obras da creche que está sendo construída no Residencial Morada do Sol, no Maracanã. A unidade escolar integra o conjunto de equipamentos sociais que beneficiará não só os moradores do novo empreendimento como também a população do entorno. Ao todo, a região contará com duas creches em tempo integral, que juntas atenderão 200 crianças, e uma escola com capacidade para 360 estudantes, além de posto de saúde, praças e quadras.

Ao lado dos secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, e de Educação, Moacir Feitosa, o prefeito Edivaldo destacou que a equipe de sua gestão está empenhada em, além de reduzir o déficit habitacional na cidade, implantar na região equipamentos sociais necessários para atender aos moradores da região. “Estamos aqui honrando mais esse compromisso assumido com a população. Além de realizar o sonho da casa própria, essas pessoas terão acesso a equipamentos sociais que proporcionarão uma vida mais digna. As obras estão avançando e estamos trabalhando com foco no bem-estar dos moradores, oferecendo as políticas públicas necessárias para que eles possam ter uma vida de qualidade”, disse o prefeito durante a vistoria.

A creche terá capacidade para atender 80 crianças, da faixa etária de 3 a 5 anos. Além de quatro salas de aula, a unidade de ensino contará com salas administrativas, refeitório e sala de informática. Na região, será construída ainda outra creche, com capacidade para 120 alunos, e uma escola, todas em tempo integral. “Estamos com a parte pedagógica em pleno processo de organização e com uma equipe inteiramente capacitada para atender à determinação do prefeito Edivaldo de garantir um ensino de qualidade para os moradores da região”, destacou o titular da Educação, Moacir Feitosa.

Fruto de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo federal por meio do programa Minha Casa Minha Vida, o Residencial Morada do Sol, construído pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, possui mais de 2 mil unidades habitacionais. Além dos moradores do residencial, serão beneficiadas com os equipamentos sociais as famílias da Vila Maranhão e dos residenciais Santo Antonio e Amendoeira, dois outros empreendimentos executados pela Prefeitura de São Luís. “Com a estrutura adequada para a urbanização da área, as famílias poderão desfrutar, inclusive, de momentos de lazer e espaços para atividades físicas e culturais”, reforçou o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima.

edivaldo1

Zoonose – “Estamos muito satisfeitos porque vamos oferecer à população um espaço estruturado, equipado e adequado para o atendimento aos animais. A capital precisava desse centro para atender a essas demandas. Esta nova unidade de zoonoses será mais um avanço na nossa política de saúde e contenção de doenças”, ressaltou o prefeito Edivaldo durante vistoria da nova sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), que está com obras em fase avançada.

O diretor da UVZ, João Batista Pires, acompanhou o prefeito Edivaldo durante a vistoria, apresentando as dependências do prédio, o andamento da obra e os serviços que serão oferecidos no local. “A proposta desse novo espaço é oferecer serviço adequado dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O prefeito Edivaldo solicitou prioridade na execução desta obra e estamos em ritmo acelerado”, disse o diretor da unidade.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou que a UVZ vai preencher uma lacuna que existia há décadas nesta área na capital. “Nessa nova estrutura, o usuário que trouxer seu animal terá à disposição serviços adequados no acolhimento, tratamento, prevenção e controle de doenças. A intenção é que a unidade seja referência nesse atendimento na capital”, disse. A UVZ de São Luís atende ao novo direcionamento do Ministério da Saúde (MS), que destina estas unidades prioritariamente à prevenção e controle de doenças causadas por animais domésticos e ao tratamento de animais comprovadamente doentes.

A Prefeitura de São Luís está concluindo a primeira etapa dos serviços e vai prestar atendimentos aos animais recolhidos nas ruas. O prédio é equipado com sala de triagem, sala de necropsia, canis e gatis para animais em tratamento veterinário, banheiros masculino e feminino e os depósitos de material e ração. A estrutura da UVZ terá ainda sala de administração, de atendimento ambulatório e laboratório.

A nova unidade será adaptada para acolher até 140 animais na permanência, além de atendimento veterinário, vacinação e controle de doenças transmitidas por esta população. Será composta por cinco canis, cada um com capacidade para até 20 cães; e quatro gatis, acolhendo até 10 gatos. O local vai abrigar os animais enquanto estiverem em tratamento veterinário. Sendo animais de rua, serão castrados e colocados para a adoção. A captura dos animais vai ser realizada em caso de doença constatada e abandono. Esse animal também será encaminhado à adoção.

Com a nova estrutura, o trabalho de vacinação em domicílio e o controle das zoonoses como a raiva e calazar serão intensificados. As equipes da unidade de vigilância vão promover ainda ações educativas informando as comunidades sobre o trato correto com seus animais, orientando sobre prevenção e cuidados em caso de suspeita de doenças que possam ser transmitidas ao homem. A Unidade vai realizar ainda ações voltadas para o cuidado com doenças transmitidas pelos pombos.