hospitalO prefeito de São Luís, story Edivaldo Júnior (PDT), cure segue em ritmo acelerado de trabalho e mesmo no sábado magro de Carnaval (30), a movimentação foi intensa.

A primeira boa notícia foi o prosseguimento do cronograma da obra de reforma e ampliação do novo Hospital Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança, pela Prefeitura de São Luís. A reforma da unidade, que vai transformá-la em um novo hospital, está sendo executada em mais uma parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado.

A obra vai permitir total reestruturação da unidade de saúde com a ampliação da capacidade de atendimento, que será dobrada; ampliação da oferta de leitos e novas especialidades médicas, em um espaço moderno e melhor equipado para atender o público infantil. O hospital, que fica no bairro da Alemanha, passará a ter quatro andares. Serão mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; mais 25 enfermarias, totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. O hospital vai ganhar, ainda, um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, além de serviços de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e laboratório de análises clínicas.

edivaldo1

Edivaldo também esteve no bairro Coroadinho, para vistoriar as obras de urbanização de ruas e avenidas da comunidade. Trata-se de mais uma das obras que vem sendo realizada em vários bairros com recursos contratados junto à Caixa.

O volume de recursos investidos em asfaltamento e pavimentação com bloquete soma R$ 33 milhões. Serão 126 mil metros quadrados pavimentados somente com bloquete. No total, serão melhoradas as condições de mobilidade em 280 ruas do polo do Coroadinho, incluindo bairros como Bom Jesus, Vila Natal, Vila Primavera, Vila dos Frades, Vila Conceição, Nice Lobão, Vila São João, Vila dos Nobres, entre outros.

Por mais de duas horas, o prefeito Edivaldo, percorreu diversas ruas do Coroadinho contempladas nesta primeira fase das obras de urbanização monitorando a qualidade empregada na obra.

“O Coroadinho está em transformação, e os moradores expressam alegria e satisfação com as obras. Isto nos impulsiona a trabalhar ainda mais pelo bem da melhoria das condições de vida da nossa população. O pacote de serviço que estamos realizando nessa região era aguardado há décadas e vai trazer mais qualidade de vida para todos que aqui vivem”, disse o prefeito Edivaldo.

todos

Edivaldo também esteve presente no “Todos Por São Luís”, realizado no Rio Anil, onde mais de três mil pessoas passaram pelos serviços, oficinas e tendas de orientação específica montadas na Rua 15 e União de Moradores do Bairro Rio Anil, durante a realização da 22ª edição do programa que tem como proposta realizar durante uma semana inteira atividades de formação e esclarecimentos sobre serviços da Prefeitura, culminando com um dia de ação social ampla, realizada aos sábados.

O prefeito Edivaldo avaliou positivamente as ações do programa. “O Todos por São Luís tem se consolidado como uma oportunidade para ouvirmos as demandas da população e manter um diálogo aberto com a comunidade. Nesses encontros aproveitamos para manter uma conversa aberta com as lideranças comunitárias. É um momento muito importante para a gestão”, destacou.

Segundo a coordenadora do “Todos por São Luís”, Camila Holanda, a parceria com o Governo do Estado para a oferta de serviços do Viva Cidadão tem se consolidado a cada edição do programa. “Estivemos conversando com a diretoria do Viva Cidadão há alguns dias e firmamos uma parceria para que sejam oferecidos alguns serviços, como emissão de RG e da Carteira do Trabalho, no dia da ação social do Todos por São Luís. A procura por este serviço tem sido sempre grande em todas as edições do programa” disse Camila Holanda.

A coordenadora do “Todos por São Luís” confirmou, ainda, que após a retomada neste mês de janeiro, a Prefeitura planeja realizar edições a cada quinze dias. Nestas edições quinzenais, o programa manterá as características iniciais, sempre com um serviço a mais. Pela metodologia adotada, a escolha do bairro atende a critérios de carência e logística.

As parcerias com o Estado propiciam a oferta de serviços como mamografia, por meio de unidades móveis. O caminhão da Saúde da Mulher tem feito parte do cenário do programa desde as primeiras edições. Para a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, o Todos por São Luís é uma boa oportunidade para difundir a política da rede de proteção ao gênero, a partir esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha.