codoNos últimos anos o município de Codó vem conquistando inúmeros avanços em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), stuff principalmente no que diz respeito os indicadores sociais da saúde e educação de crianças e adolescentes. Uma prova contundente deste avanço é o fato de o Município de Codó aderir pela quarta vez ao Selo UNICEF, view reconhecimento internacional que o município vem conquistando pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. No fim de 2016, cialis será a terceira vez consecutiva que Codó passará pela aprovação, e a quarta no total.

Em 2008 e 2012 o município também recebera aprovação do Selo. Nesta última aprovação, o prefeito Zito Rolim, e o representante do Selo UNICEF no município, Ribamar Costa, foram recebidos por autoridades federais em uma cerimônia no Museu Nacional, em Brasília, no dia 29 de novembro de 2012. Na ocasião, o gestor recebeu certificado com o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012”.

De acordo com o articulador do Selo UNICEF em Codó, Ribamar Costa, o título trienal é uma forma encontrada pela entidade, ligada as Nações Unidas, de estimular os municípios a assumirem a missão de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. “Sempre trabalhamos muito para este objetivo e estamos conquistando a aprovação do Selo, pela elaboração e execução de políticas públicas que garantiram o pleno desenvolvimento (físico, mental e emocional) de nossas crianças e adolescentes em Codó. continuamos trabalhando arduamente para sermos aprovados ao fim deste ano de 2016”, explicou.

Há menos de dois anos, gráficos do próprio Ministério da Saúde, em página de acompanhamento nacional, mostraram uma queda gradativa entre 2005 e metade do ano de 2014 nos números da mortalidade infantil e fetal no município de Codó. Pela diminuição desses e de outros indicadores negativos é que o município continua trabalhando e fez sua adesão ao Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016.

Para o articulador do Selo em Codó, Ribamar Costa, o Selo UNICEF tem sido a estratégia que estimula, mobiliza e fortalece o governo e a sociedade a assumirem a missão de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. “É isso tem acontecido em nosso município. O Selo UNICEF tem nos direcionado e auxiliado na elaboração de plano de ação. Ele tem nos dado oportunidade de reunir e conhecer vários municípios, através de suas capacitações e outros encontros. Com essas ações, pudemos conhecer várias experiências lindas e diferentes de outras cidades. Tudo isso, graças ao Selo UNICEF”.

Finalizando, Ribamar declara que a relação do município com a UNICEF irá continuar. “Codó, município aprovado, tem potencializado uma série de ações voltadas para as crianças e adolescentes, contribuindo sempre para criação de participação social, conquistas de espaços na sociedade e geração de melhoria na qualidade de vida nas famílias codoenses. Codó, três vezes conquistou o Selo UNICEF, ou vice-versa. Fomos conquistados também pelo Selo UNICEF. Hoje, Codó faz política pública acontecer porque o Selo UNICEF tem sido provocador e incentivador de nossos gestores e de nossa comunidade codoense a acompanhar e transformar a realidade em que vivem nossos meninos e nossas meninas”.