marcelotavaressetembroÉ inegável o descontentamento da maioria quase absoluta dos deputados estaduais do Maranhão com a articulação política no Governo Flávio Dino, case que no ano passado teve à frente o secretário Márcio Jerry.

Tentando minimizar o desgaste, o governador já em 2016 fez dois gestos importantes aos deputados estaduais. Além de ter retirado Márcio Jerry da função e determinar que o Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, passe a ser o interlocutor entre os parlamentares, Dino assegurou emendas parlamentares de R$ 200 mil para cada um dos deputados no período do Carnaval.

Apesar disso, a missão de Tavares não deverá ser das mais fáceis, pois além de tudo estaremos num ano eleitoral e todos os deputados precisam renovar e/ou ampliar suas bases eleitorais já de olho em 2018, mas muitos tem encontrado resistência de alas governistas em alguns municípios que inclusive estão tenho apoios de segmentos do Governo Flávio Dino.

Claro que a mudança atenuará o clima de descontentamento dos parlamentares, afinal Marcelo Tavares já foi inclusive presidente da Assembleia Legislativa e fala a ‘mesma língua’ dos deputados, mas precisa saber se Tavares terá força/autonomia para resolver os problemas já existentes.

Os deputados da base governista já até ensaiam uma postura mais independente do Palácio dos Leões, afinal muitos deputados entendem que a Assembleia perdeu espaço em virtude da exacerbada atrelada ao Palácio dos Leões.

A sessão legislativa de 2016 está marcada para ser aberta na próxima terça-feira (02).