wellintgonNa primeira Sessão Ordinária da semana, and realizada na quarta-feira (09), medicine o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) voltou a destacar o drama vivenciado por inúmeras mães que não podem contar com o apoio do Sistema Público de Saúde e os casos de microcefalia no Maranhão.

Ao se pronunciar, see o parlamentar externou preocupação quanto o exorbitante número de casos de Microcefalia no Maranhão (má-formação do cérebro), além de cobrar, mais uma vez, ações de prevenção e combate à doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a exemplo da Zica Vírus, Chikungunha e Dengue.

“O dia de hoje é considerado o dia da criança especial, data que implica em uma reflexão quanto aos direitos das crianças e, em específico, o direito à saúde. Analisando o cumprimento de tal direito, trago a esta Casa o drama vivenciado por inúmeras mães, principalmente as hipossuficientes, que acabam por não ter acesso ao Sistema Público de Saúde, o que impede o pleno desenvolvimento de nossas crianças. Infelizmente, as mães agora deparam-se com o drama que é a possibilidade de terem filhos com uma má-formação do cérebro. Os casos de microcefalia têm aumentado de forma repentina, o que destaca a necessidade de se enfatizar ações de combate e prevenção”, afirmou.

O parlamentar também cobrou da Prefeitura de São Luís uma solução para a greve dos garis que poderia ser um agravante. Só que na noite de quarta-feira, através de Nota, a Prefeitura de São Luís afirmou que retomou o serviço de limpeza de toda a capital maranhense.

O Ministério da Saúde divulgou ontem novo relatório sobre casos suspeitos já registrados de microcefalia no país. Em relação ao Maranhão, o sinal continua em alerta e até o dia 5 deste mês, segundo o novo relatório, foram 37 os casos registrados no Estado e 1.761 em todo o país.