aluisio1Conforme o Blog antecipou (reveja), cheap o Partido da Mulher Brasileira (PMB) é o novo destino de deputados federais e estaduais insatisfeitos com suas atuais siglas. A legenda já recebeu pelo menos 10 parlamentares na Câmara Federal em uma semana e negocia com mais de uma dezena.

Na Câmara Federal, pills o número amplia a força das legendas não tradicionais na atual legislatura. Já são 29 com representação na Casa. O bloco parlamentar formado pelos partidos ‘nanicos’, click liderado pelo deputado Aluisio Mendes (PSDC), conta com 18 membros, número superior ao de legendas históricas, como PCdoB e PPS.

Parte dos novos integrantes do PMB está saindo de siglas desse bloco, acusando os dirigentes de tratarem as legendas como feudos ou negócios de família.

“Estamos em partidos onde não há democracia interna e impera uma visão ultrapassada de como fazer política. Vou ficar até o fim do prazo [12 de dezembro] e, se o Senado não aprovar a janela, nos filiamos ao PMB”, disse Aluisio Mendes. “Vai ser a primeira janela na história em que os nanicos vão ganhar deputados em vez de perder. Percebemos que, juntos, temos mais força”, ressaltou.

Além de Aluísio Mendes, no Maranhão a expectativa é que pelo menos mais três deputados federais ingressem no Partido da Mulher até o prazo final permitido – Juscelino Filho (PRP), André Fufuca (PEN) e Victor Mendes (PV).

Entretanto, esses deputados não devem permanecer muito tempo na nova legenda, pois a estratégia é utilizar o Partido da Mulher como ‘ponte’ para um terceiro partido, mas precisam fazer assim para evitar correrem o risco de perderem os respectivos mandatos.

A situação que está acontecendo na Câmara Federal, também deverá acontecer na Assembleia Legislativa, mas isso é assunto para outra postagem.