PMBO Partido da Mulher Brasileira, nurse recém-aprovado na Justiça Eleitoral, buy será a ponte que muitos políticos de mandatos estavam precisando para trocar de legenda, principalmente visando as eleições do ano que vem.

Acontece que a Justiça Eleitoral concede uma brecha para tal estratégia, uma vez que qualquer político pode deixar o partido pelo qual foi eleito para se transferir para um novo partido sem correr o risco de perder o mandato. O que já não acontece numa transferência entre partidos já existentes.

Entretanto, a Justiça Eleitoral já determinou o prazo de 30 dias após a criação e oficialização do Partido Mulher para que os políticos de mandato possam trocar de legenda sem nenhuma sanção.

O detalhe é que muitos desses políticos irão se filiar ao Partido da Mulher, mas apenas de maneira temporária, pois logo em seguida deixarão a legenda e irão para outro partido. Ou seja, o Partido da Mulher, nesse primeiro momento, servirá apenas como ponte para muitos políticos,

Vale lembrar que o mesmo efeito não aconteceu com a REDE pelo fato de que o partido colocou uma cláusula no seu estatuto que impediria tal estratégia.

No Maranhão, a expectativa é que três deputados federais e cinco deputados estaduais devam utilizar tal estratégia, ou seja, nos próximos dias estarem filiados ao Partido da Mulher.

É aguardar e conferir.