Foto de Biné Morais/O Estado

Foto de Biné Morais/O Estado

Em entrevista serena e equilibrada na Rádio Mirante AM, pharmacy ao jornalista Roberto Fernandes, pharmacy o secretário de Segurança Pública, shop Jefferson Portela, entre tantos assuntos, comentou a transferência de policiais militares, classificadas por alguns deputados, inclusive governistas, como perseguição a lideranças da categoria.

Portela não confirmou, mas também não negou a perseguição, preferiu deixar claro que essa é uma decisão do comando da Polícia Militar e que mesmo os representantes classistas precisam entender que sempre existirá uma hierarquia e precisará sempre ser respeitada.

“Essas remoções foram tomadas pela hierarquia militar. Aqui tem muita coisa equivocada, pois outro dia trouxemos militares para trabalhar na capital e foi uma reclamação. O policial militar é do Maranhão e pode ser deslocado daqui para lá e de lá para cá. É preciso que se esclareça que uma dessas transferências já estava decidida anteriormente, mas não havia sido feito por conta de uma liminar que caiu agora e a transferência foi efetivada. Outros estão sendo removidos pelo comando da PM e se existe perseguição, o caminho é o Poder Judiciário. É bom lembrar que existe um comando e o comando não se dissolve na presença de representação classista”, afirmou Portela.

Durante a entrevista, Jefferson Portela também deixou claro que não gosta e nem concorda com à divulgação de estatística mensal sobre os índices de criminalidade no Maranhão. O secretário entende que seria melhor fazer isso apenas anualmente.

“Profissionalmente eu nunca tento priorizar nada de estatística porque eu acho até não tão produtivo do ponto de vista da construção que se quer a divulgação mensal de estatística. Ela não aponta uma continuidade para o ano. Nós tivemos aqui uma redução de homicídios muito forte em julho de quase 40% e tivemos um aumento em agosto, porque isto não era a tendência, era o número de um mês. Então, a estatística para mim, o conjunto dela deve ser anual. Doutrinariamente eu entendo que é assim. Você tem a análise de um ano e compara com o outro ano. Não adianta a gente querer exagerar com a divulgação até para ter dados positivos exagerando com a estatística porque ela pode revelar no momento a redução de um crime e pode apontar para a elevação de outro”, declarou.

O problema é que parte do próprio Governo Flávio Dino, na ânsia desnecessária de dar uma resposta muitas vezes nem cobrada, a divulgação de tais números, sempre divulgando apenas aqueles números em que houve melhoras, mas optando por um silêncio sepulcral quando existe um aumento dos números, como nos crimes de explosões/assaltos a banco e assaltos a ônibus.

Entretanto, o Blog precisa dizer que ficou satisfeito com a entrevista do secretário Jefferson Portela, que de maneira lúcida demonstrou ter plenas consciências dos problemas, muitos já encontrados, e que está disposto a enfrenta-los, mas sem a necessidade de criar ‘novos inimigos’ como estava sendo feito.

Leia também: Números e exageros