diogoeedivaldoA Prefeitura de São Luís, tadalafil por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, remedy realizará intervenções em vários bairros da cidade com reforma de praças e construção de espaço para esporte e lazer com o objetivo de trazer benefícios aos moradores dos bairros que possuem carência de espaços onde possam praticar atividades físicas, there esportes, e desfrutar de momentos de lazer, cumprindo o determinado pelo prefeito Edivaldo Júnior.

Os bairros onde serão realizadas as intervenções são: Camboa (com a reforma da conhecida popularmente como “Praça do Jumento”), Ipase de Baixo, e Vinhais (onde será reformada a Praça do Letrado). De acordo com o Secretario Municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Diniz Lima, a escolha desses locais foi feita mediante o diálogo com a comunidade: “O Prefeito Edivaldo Holanda determinou a realização de intervenções que garantam os direitos de todos os cidadãos. As ações que a SEMURH vem realizando ao longo da atual gestão, visam aproximar a gestão pública da população, provendo a recuperação e a construção de equipamentos públicos, restaurando a cidade e entregando-a aos cidadãos”.

Ipase – A praça do Ipase está localizada entre as ruas João Castelo e Marquês Rabelo e possui uma área de aproximadamente 2.895 m². As melhorias que serão realizadas nesta praça são: pavimentação – com o objetivo de melhorar o passeio público para o fluxo das pessoas; acessibilidade – serão construídas rampas de acesso para possibilitar o acesso de pessoas que possuem algum tipo de deficiência para usufruir da praça; será preservada a arborização- que contribui na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os equipamentos que serão implantados: playground; academia de saúde; instalação de alambrado no campo de futebol de areia; e instalação de bancos e lixeiras ao longo do perímetro da área.

Camboa – A Praça da Camboa, mais conhecida como “Praça do Jumento”, possui uma área total de 5.852,22m², e está localizada no canteiro central da Avenida José Sarney, na Camboa. Atualmente, a referida praça encontra-se em estado precário, sem nenhuma infraestrutura de esporte e lazer, e tem sido utilizada ao longo dos anos, principalmente, como um espaço onde os carroceiros que residem na área, recolhem seus animais no período em que não estão trabalhando. A reforma da referida praça será feita em duas fases. A fase um que compreende uma área de 2.311,52m², contará com a construção de 07 canteiros em toda a sua extensão com o plantio de árvores regionais, 01 academia ao ar livre, 07 bancos, lixeiras e rampas.  Na segunda fase, na área de 3.540,70m², será realizada a instalação de playground, recuperação da calçada, colocação de rampas, recuperação das tampas dos bueiros, construção de canteiros, colocação de 01 academia ao ar livre, rampas e lixeiras.

Letrado – Praça do Letrado está situada na Avenida 02, no conjunto Vinhais e tem uma área aproximada de 9.808,68 m². Além das melhorias na pavimentação; jardinagem; criação de área de convívio familiar com instalação de bancos, mesas de concreto; instalação de lixeiras; academia de saúde, instalação de playground, construção de rampas de acessibilidade; será realizada também, a reforma da quadra e a mesma será transformada em quadra poliesportiva, e a parada de ônibus também passará por reforma.

UPA do Maracanã – O local que foi doado pela Alumar para construção da UPA que até a atual gestão estava depredado, está passando por uma reforma completa, onde estão sendo feitos os serviços de: esquadria; instalação elétrica e hidráulica; piso e revestimento; forro e luminárias; pintura; e em parceria com a Alumar será feita a urbanização na área (paisagismo externo e estacionamento).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) providenciará os equipamentos e insumos e vai administrar a nova unidade. “Há uma grande expectativa por parte da comunidade e estamos trabalhando para oferecer serviços ambulatoriais, internação e atendimentos de urgência, de forma a garantir mais saúde e qualidade de vida a toda essa população”, afirma a titular da Semus, Helena Duailibe.

Operações Urbanas – Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, ao longo da atual gestão, a SEMURH tem atuado na reforma e construção de espaços públicos por meio de Operações Urbanas. De acordo com a Lei Municipal nº 3.254/1992, que estabelece e regulamenta a implantação das operações urbanas no município de São Luís, fica entendido como Operação Urbana “o procedimento onde a Prefeitura aumenta a área total máxima de edificação (ATME) e o gabarito máximo de terrenos particulares no Município de São Luís, a partir de propostas de seus proprietários, desde que estes se obriguem a financiar infraestrutura e melhoramentos urbanos, em troca das modificações destes índices urbanísticos de seus terrenos”.

De acordo com a coordenadora de Operações Urbanas da SEMURH, Joseana Anchieta, na atual gestão, as operações urbanas se dão por meio da construção de equipamentos de interesse social: “Por meio desse recurso, a Prefeitura já conseguiu beneficiar a população da nossa cidade com a reforma de praça, como foi o caso das praças das Árvores (Cohatrac), Pantheon (Centro), praça do Circo Escola (Cidade Operária); reforma da UPA do Maracanã (Zona Rural); reforma do CRAS (Cidade Operária); construção da escola do Piancó”.

As obras nas praças estão previstas para iniciar ainda neste mês de agosto.