O prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino assinaram nesta segunda-feira (6), shop no Palácio dos Leões, physician a ordem de serviço para construção de 14 novas vias interbairros, advice que vão melhorar de forma significativa a mobilidade urbana na capital maranhense. Com investimentos da ordem de R$ 32 milhões, resultado de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, o “Projeto Interbairros” vai criar vias alternativas e paralelas para desafogar os grandes corredores de fluxo intenso da cidade. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em um prazo de seis meses.
O prefeito Edivaldo destacou a importância da obra para a melhoria da mobilidade urbana na capital e para a qualidade de vida da população ludovicense. “São 14 grandes intervenções no trânsito, que vêm ao encontro dos anseios da população, que sempre demandou melhorias nessa área. Trata-se de mais uma importante parceria celebrada entre o governo do Estado e a Prefeitura, nesse novo momento no qual o Estado e Município trabalham juntos em favor da cidade e da população”, ressaltou Edivaldo.
As 14 novas vias vão fazer a conexão entre os bairros e terão um traçado geométrico de forma que os veículos não necessitem trafegar pelas vias principais para chegar ao seu destino. Ao todo serão 21,4 quilômetros de novas vias que representam melhoria do aspecto urbanístico, proporcionam bem-estar e mais qualidade de vida ao cidadão e nova configuração ao trânsito de São Luís.
O governador Flávio Dino relatou que as intervenções foram planejadas para proporcionar melhorias efetivas e concretas à mobilidade urbana da capital. “É isso que buscamos: realizar intervenções que transformem de fato a vida das pessoas, que beneficiem o cotidiano da população, que deem sinergia à cidade e contribuam, inclusive, com o desenvolvimento da economia local. São Luís tem recebido um olhar todo especial da nossa gestão e isso é só o começo”, disse o governador Flávio Dino.
As vias interbairros foram planejadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Os serviços serão realizados pela empresa Edeconsil Engenharia. O titular da Semosp, Antônio Araújo, fez a apresentação detalhada do projeto durante o lançamento da ação. O secretário explicou as interconexões e informou que todas as vias vão receber asfalto de qualidade, drenagem superficial com sarjetas, meios-fios e calçadas, além de sinalização horizontal e vertical, que modificarão todo o aspecto urbanístico, proporcionando ainda mais fluidez ao tráfego de veículos.
Entre as interconexões que vão ser implementadas estão a ligação entre os bairros do Vinhais Velho e Recanto dos Vinhais à Avenida Daniel de La Touche; Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses; Via Expressa com a Rua A, no Maranhão Novo; Rua 21 com a 38, interligando a Cidade Operária ao Jardim São Cristóvão; Rua Boa Esperança à Rua do Aririzal; Rua Duque de Caxias e Derci Batista interligando o Pão de Açúcar ao Bequimão.
Serão interligadas ainda a Avenida 2 com a Rua Haroldo Paiva, a Avenida Sabiá à Vila Maranhão, a Rua São Bento à Vila Conceição, a Rua do Arame ao São Cristóvão, a Rua Projetada ao João Paulo, Rua da Boa Esperança ao Angelim e Turu.
R$ 32 milhões????? Pelo visto, mais paliativos… só aquela quebra de canteiro na Av. dos Franceses, próximo à Rodoviária, está custando 1 milhão de reais.
Jorge com toda sinceridade isso é muito pouco para o atual prefeito se reeleger esperei que o mesmo tivesse mais , a expensão e retomada da litorânea , a colocação do VLT , e brt além da licitação dos transportes
me parece que o atual prefeito esteja dependente do governo e isso pode ser caro para uma futura impossível reeleiçao
Será que eles aceitam uma sugestão ?
Lá vai: avenida Geande Oriente no Renascença, simples e fácil de fazer, pode ligá-la com a Av. Ferreira Gular e dar acesso rápido à ponte nova.
Não estava prevista também a ligação da Av. Luiz Eduardo Magalhães com o Alto do Calhau?
Em out/2013 saiu algumas matérias nos principais blogs e jornais de São Luis que o prefeito Ed.Holanda Jr estava fazendo uma ponte sobre o rio Gangan que liga a avenida Nossa Senhora da Vitória (Parque Vitória) à avenida General Arthur Carvalho (Turu) e que estaria pronto em dezembro de 2014, (http://www.clodoaldocorrea.com.br/tag/ligacao/, http://jornalpequeno.com.br/2013/10/14/prefeito-edivaldo-anuncia-obras-mobilidade-urbana-area-turu/), entretanto foi só falácia, visto que nunca foi feito nada e todos os dias, pelas manhãs, torna-se ridículo sair da Estrada da Vitória para dar acesso à av. São luis Rei de França.
Cadê o prometido Prefeito?
Não sou oposição ao senhor, só quero que cumpra e fale verdade, como um homem de Deus que diz ser.
A sua cobrança é pertinente e justa, meu caro José. Pessoalmente já fiz essa cobrança ao prefeito Edivaldo, e ele me disse que fará sim essa importante intervenção até o fim do ano;
Aragão, avisa o aprendiz de prefeito que já há uma ligação entre os bairros do Vinhais Velho e do Recanto dos Vinhais à Avenida Daniel de La Touche: é a Via Expressa rsrsrs
Obviamente Vicente que não é essa a ligação né. Comentando assim vou imaginar que a irmã está mandando vc ser um dos membros da turma do quanto pior, melhor;
Eles estão rindo de que? Acho que deve ser da cara do povo.
Da parceria viabilizada q proporcionará benefícios importantes para a população;
Como assim excelente? Acreditar que criar vias e ligações para o fluxo de carros vai solucionar ou melhorar os congestionamentos chega a ser ridículo! Há uma questão muito mais complexa, que une diversos campos sociais, que é ignorada quando projetos como este são criados e divulgados dessa forma. Carros não são prioridade! O transporte público, junto à vias e ruas com materiais de qualidade e bem sinalizadas, é quem deveria ser, se não a principal, uma das prioridades. Em uma reflexão rápida, ações mais simples e eficazes que impactam diretamente no dia a dia do cidadão, como uma passagem mais em conta, calçadas, sinalização, ônibus que não parecem sucata (até a coloração dos ônibus, coerente com a integração ou não das linhas, já traria resultados mais positivos!), contribuem diretamente para nossa qualidade de vida. A grande parcela social não anda de carro, anda de ônibus, e são, acima de tudo, pedestres. O vídeo de divulgação do projeto mostra, claramente, a “importância” deles: calçadas estreitas, vias pouco arborizadas, quase total ausência de ciclovias/ciclofaixas, pouca sinalização, e eu, em momento algum, vi uma animação que remetesse ao transporte público. Esse projeto não é bom, não traz benefícios e só propaga um modelo excludente que “planejamento”. Por isso, volto a dizer, carros não são prioridade!
Desculpe Luma, respeito seu pessimismo, mas entendo sim que a medida é excelente, pois muita das vezes as ligações entre bairros permitem que vc não utilize as grandes e estranguladas avenidas, mas claro q isso não resolve o problema do trânsito de São Luís, q é bem mais complexo;