timon1O maior evento junino do município de Timon chega em 2015 à sua terceira edição com a expectativa de reunir pelo menos 50 mil pessoas durante os dias 19, check 20 e 21 de junho. O Timon Junino 2015 será realizado no Espaço Fama, contando com a apresentação de grupos de bumba boi e quadrilhas juninas locais, shows musicais locais e nacionais, além dos grupos de Bumba Boi de Morros, de Nina Rodrigues e Boizinho Barrica, de São Luís.

O idealizador do evento, deputado estadual Alexandre Almeida, ressaltou que o objetivo inicial ao criar o Timon Junino, em 2013, era de resgatar a cultura maranhense e fortalecer sua integração com a cultura timonense. “Parece paradoxal nos referirmos a essa integração, haja vista que Timon é um município maranhense, no entanto, por estar localizado ao lado de Teresina, o município recebe muito mais influência da cultura piauiense”, explicou o parlamentar.

Em sua terceira edição o Timon Junino se destaca pelo concurso de quadrilhas juninas, que este ano contará com 8 participantes: Coração Junino, Sensação, Flor Cigana, Canarinho, Aliança Arranhada, Diamante Negro, Esquenta e Bole Bole. Além da apresentação de 9 grupos de bumba boi de Timon: Nosso Brasil, Precioso, Mimoso do Campo, Brilho da Ilha, Riso da Mocidade, Dominante, Esperançoso, Mimo de São Jorge e Brilho da Noite.

Alexandre Almeida afirma que em apenas três anos de realização o Timon Junino já vem cumprindo o seu papel de difundir a cultura maranhense no município de Timon. “Quando realizamos a primeira edição tivemos dificuldade em encontrar grupos de bumba boi e quadrilhas juninas para se apresentarem. Hoje a realidade é outra, vemos grupos fortalecidos, que realizam apresentações em todo o Maranhão e também em outros Estados, propagando a nossa cultura”, destacou.

A abertura do Timon Junino ocorrerá às 18h desta sexta-feira, 19, no Espaço Fama, localizado no cruzamento das ruas 17 e 50, no Parque Piauí, em Timon. O festival junino contará ainda com a animação de atrações musicais locais e nacionais. No dia 19 se apresentarão Márcia Fellipe e Forró da Curtição, além de Jeruílson, no dia 20 a animação será por conta das bandas Companhia do Forró e Banda Brilhante e encerrando o festival, no dia 21, as bandas Chapéu de Couro, Os Filhos do Soldado e Sirano & Sirino.

Programação:
Sexta-feira (19)
18:00h – Abertura: Jeruílson
19:00h – Concurso de quadrilhas
21:00h – Bumba Boi de Timon
22:30h – Boi de Morros
00:00h – Márcia Fellipe e Forró da Curtição

Sábado (20)
18:00h – Quadrilha junina convidada
19:30h – Concurso de quadrilhas
20:30h – Bumba Boi de Timon
22:10h – Boi de Nina Rodriguas
23:40h – Companhia do Forró
01:00h – Banda Brilhante

Domingo (21)
17:00h – Banda Chapéu de Couro
18:00h – Banda Os Filhos do Soldado
19:00h – Final do concurso de quadrilhas
20:30h – Bumba Boi de Timon
22:45h – Boi Barrica
00:00h – Sirano & Sirino