Jefferson-PortelaIndiscutivelmente, nurse após os últimos acontecimentos, não é nada cômoda a situação do atual secretário de Segurança do Maranhão, delegado Jefferson Portela.

Além de não ter conseguido diminuir os índices de violência, a gestão de Portela tem sido mais marcada pelas inúmeras confusões do que ações positivas. O problema é que agora o desgaste não está mais se limitando apenas ao secretário, mas atingindo o Governo Flávio Dino.

Uma prova irrefutável do desgaste do secretário foi a sessão de segunda-feira (02), na Assembleia Legislativa. Alvo de duras críticas de diversos deputados, após agredir verbalmente deputados nas redes sociais, Portela não tem uma voz em sua defesa, nem mesmo os deputados governistas.

Para complicar ainda mais a situação de Portela, ele atingiu um dos deputados mais respeitados no parlamento, César Pires. O histórico político e o respeito de Pires é tamanho que o próprio Governo tem tentado uma proximidade com o parlamentar, que sempre tem votado favorável ao Governo, principalmente pela amizade solidificada com o presidente da Assembleia, Humberto Coutinho.

No entanto, a declaração impensada e destemperada de Portela pode atrapalhar o Governo na aquisição de novos e bons aliados.

Até o vice-presidente da Assembleia e um dos principais deputados da base, Othelino Neto, que é do mesmo partido de Jefferson Portela, condenou, mesmo que indiretamente a atitude do secretário.

“Digo aos colegas deputados e dizendo que eu tenho certeza, deputado César Pires, deputado Edilázio Jr, deputado Adriano Sarney, de que o governador desaprova toda e qualquer frase ofensiva de secretário do Governo contra qualquer parlamentar. O governador Flávio Dino sempre que se refere a esta Assembleia e aos deputados, se refere com toda deferência, com todo respeito. Então que fique claro que este tipo de postura não tem o aval do governador“, decretou Othelino.

Ainda nesta semana, o secretário Jefferson Portela deve ter uma Nota de Desagravo e uma Nota de Repúdio contra as agressões feitas aos parlamentares, pois os deputados demonstraram que ficarão unidos nessas situações.

O episódio de Jefferson Portela se assemelha com o caso do ex-ministro Cid Gomes, que depois de criticar deputados federais foi obrigado a pedir demissão a presidente Dilma Rousseff, pois perdeu o apoio da Câmara Federal.

Se o corporativismo de lá, prevalecer aqui, a permanência de Jefferson Portela ficará insustentável.

Por enquanto, como gostam de dizer os comentaristas de futebol, Jefferson Portela segue “prestigiado” no Governo Flávio Dino.